Educação

Decreto regulamenta critérios para receber bonificação e bolsa permanência do Profe

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 29.

Por Redação
Comentários (0)

30/08/2023 10h15 - Atualizado há 7 meses
Estudantes da rede pública estadual.

Um dia após publicação da Lei de nº 4.220, que institui o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), o Governo do Tocantins agora publicou o decreto de nº 6.667, que dispõe sobre a bonificação por resultados na aprendizagem e a bolsa permanência para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio integral. O documento está no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira (29).

Segundo o decreto, a bonificação anual seguirá os seguintes critérios:

  • 100% da respectiva remuneração base para o melhor resultado educacional;
  • 50% da respectiva remuneração base para o segundo melhor resultado educacional; 
  • 25% da respectiva remuneração base para o terceiro melhor resultado educacional.

O valor da bonificação será calculado com base na remuneração do servidor público no mês da divulgação dos resultados oficiais, sendo o pagamento efetuado no mês subsequente.

Bolsa Permanência

Além disso, o decreto também institui a bolsa permanência, destinada aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e das séries do ensino médio integral que cumprirem uma jornada igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais, no formato de turno único, a ser paga durante 10 meses.

A bolsa possui valores específicos para cada parcela: R$ 100 para nove parcelas, e R$ 1 mil na última parcela, abrangendo o ano letivo completo.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que “com a publicação deste decreto, o Governo do Tocantins reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, consolidando o Profe como um instrumento para o fortalecimento do sistema educacional do Estado”.

Profe

O Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) visa promover avanços na educação básica pública de todo o Estado. Até 2027, o Profe prevê investimentos em obras, tecnologia, valorização dos servidores, apoio aos municípios, entre outras iniciativas para alavancar os indicadores educacionais.

O Profe é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a metodologia é dividida em oito eixos norteadores: Aprendizagem; Educação Tecnológica e Inovadora; Investimentos e Infraestrutura; Desporto e Cultura; Educação Inclusiva; Formação dos Profissionais da Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e Profe nos municípios.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.