Turismo

Governo estuda reabrir Parque do Jalapão a partir de 1º de maio para reduzir impactos da crise

Parque está fechado por causa do coronavírus.

Por Redação
Comentários (0)

24/04/2020 14h41 - Atualizado há 1 ano
Dunas no Jalapão

O turismo é uma das principais atividades econômicas da região do Parque Estadual do Jalapão e o fechamento, por causa do coronavírus, resultou na queda na venda de pacotes turísticos e prejudicou o comércio local.

Para tentar impedir que os impactos negativos sejam ainda maiores, o Governo do Tocantins já estuda reabrir o parque a partir do 1º de maio. 

O assunto foi discutido na manhã desta sexta-feira (24) durante reunião entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra; secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini; secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jaime; vice-presidente do Naturatins, Rafael Felipe; e o representante da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Cleib Filho.

Na abertura da reunião, o secretário Tom Lyra apresentou a pesquisa sobre impacto da crise econômica na região causada pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com os indicadores, mais de 60 % dos turistas que visitam o Jalapão são por meio de pacotes turísticos e mais de 30 % são turistas provenientes do Estado de São Paulo e demais regiões do país.

A reabertura das atividades turísticas no Parque Estadual do Jalapão deve ocorrer de forma escalonada e bem organizada, com o controle na entrada de veículos e no número de turistas. Nas cidades, deverão ser seguidos protocolos de segurança recomendados pelas organizações de saúde, a exemplo de uso de máscaras e adoção de cuidados para evitar aglomerações”, informou Tom Lyra.

Ele ainda destacou que a reabertura do parque é uma orientação do governador Mauro Carlesse, levando em consideração a importância desses cuidados para garantir a segurança da comunidade e dos turistas.

Durante a reunião, ficou definido que a Secretaria do Meio Ambiente e o Naturatins vão estudar todas as possibilidades de reabertura do Parque Estadual do Jalapão, mas atendendo aos protocolos para que ocorra sem danos para a população local e para o parque, de forma que a principal atividade econômica da região seja retomada sem prejuízos.

Para o representante da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Cleib Filho, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão vai amenizar os impactos causados pela crise da covid-19. “A reunião foi muito produtiva, pois podemos voltar com a nossa atividade a partir do dia 1º de maio. Isso nos dá um pouco mais de segurança na economia para que a gente possa prospectar a venda de pacotes turísticos futuros, obedecendo todas as orientações dos órgãos de saúde para garantir segurança aos turistas”, disse.

Cleib Filho destacou que atualmente existem 140 operadoras de turismo com atividades voltadas ao Jalapão.

Reunião com os secretários e representante do trade do Turismo
Reunião com os secretários e representante do trade do Turismo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.