Saúde

Cadeiras de rodas motorizadas são feitas sob medida para pacientes do SUS no Tocantins

Equipamentos fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas.

Por Redação
Comentários (0)

13/04/2023 10h17 - Atualizado há 1 ano
Cadeiras de rodas motorizadas serão entregues a pacientes atendidos pelo CERs

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nesta quarta-feira (12/4), mais uma remessa dos equipamentos para atender os pacientes nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs). Os últimos itens entregues pelos fornecedores são cadeiras de rodas motorizadas.

Os equipamentos fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, elétricas e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações) adquiridos pelo Governo do Tocantins, no final de 2022.

Do montante, 246 cadeiras de banho foram entregues ainda no final de 2022 e 150 cadeiras tipo padrão, em janeiro deste ano. “A chegada dessas cadeiras de rodas motorizadas nos permitirá atender uma demanda reprimida. Elas são frutos do suporte do governador Wanderlei Barbosa e do empenho de nossas equipes, que trabalharam para conseguirmos concluir o processo de compra e proporcionar independência, tranquilidade e qualidade de vida para quem precisa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

Estes equipamentos refletem mais humanização a essas famílias que há certo tempo esperam por esses equipamentos. É dignidade para poderem fazer suas atividades, se sentirem mais independentes, terem mais vida”, disse a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-TO, Rosa Helena Ambrósio.

Entrega

Os itens passarão por conferência das equipes do Serviço e Centro Especializados em Reabilitação (SCERs), que nas próximas semanas entrarão em contato com os pacientes para a retirada em seus centros de referência.

“Os itens que chegaram são nominais a pacientes que aguardam, pois são feitos sob medida, mas estamos trabalhando para que mais famílias sejam beneficiadas nos próximos meses”, finalizou Rosa Helena.

Atendimento

Para ter acesso às cadeiras de rodas e aos meios auxiliares de locomoção, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam buscar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em âmbito municipal, que encaminhará para as unidades dos SCERs, mais próximas.

Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõe de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, os quais serão adquiridos pelo Governo do Estado.

SCERs no Tocantins

Em todo o Estado existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.