Tocantins

Governo faz requisição de medicamentos para reabastecer estoques de insulinas de ação rápida

SES-TO vem enfrentando dificuldade na compra do medicamento.

Por Redação
Comentários (0)

07/08/2023 08h51 - Atualizado há 8 meses
Governo precisou requisitar os medicamentos em razão da dificuldade para comprá-los via licitação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) restabeleceu os estoques da insulina de ação rápida lispro, para garantir o atendimento de pacientes com diabetes mellitus tipos I e II, para casos envolvendo demanda judicial. 

A compra foi realizada via requisição administrativa, devido ao processo licitatório ter sido fracassado por ausência de empresas. As equipes da Saúde já trabalham para a entrega da medicação e, assim, assegurar a continuidade do tratamento da população.

Desde a incorporação da insulina análoga de ação rápida ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde realiza sua aquisição de forma centralizada. No entanto, o órgão federal atende apenas os pacientes com diabetes tipo I, os demais são atendidos pelo Governo do Estado.

A superintendente de Assuntos Jurídicos da SES-TO, Shirley Barros de Sousa explica que para garantir os atendimentos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a pasta busca todas as formas legais de aquisição. “Tanto o Ministério da Saúde, quanto a SES-TO vem enfrentando dificuldade na compra do medicamento, um reflexo também da escassez mundial do produto, por isso tomamos a decisão para utilização da medida da requisição administrativa, uma das formas de intervenção do Estado na propriedade, com vistas à satisfação de interesse público de caráter urgente”.

Diabetes

É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Tratamento

O SUS oferece medicamentos de graça para tratar a diabetes no Brasil. São seis medicamentos financiados pelo Ministério da Saúde e liberados nas farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular, são eles:  insulina humana NPH – suspensão injetável 1 e insulina humana regular, além de outros três medicamentos que ajudam a controlar o índice de glicose no sangue: Glibenclamida, Metformina 500mg e 850mg. Além disso, as pessoas que vivem com a doença também são acompanhadas pela Atenção Básica. Para monitoramento do índice glicêmico, também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde reagentes e seringas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.