Saúde

Mais de 200 crianças são afetadas por falta de hormônio do crescimento no Tocantins

O medicamento é de uso contínuo e o interrupção do uso pode causar prejuízos aos pacientes.

Por Raimunda Costa
Comentários (0)

26/02/2019 14h46 - Atualizado há 5 anos
Manifestação em Palmas

Cerca de 200 pacientes que fazem uso da somatropina, hormônio do crescimento, estão com o tratamento comprometido pela falta da medicação na Assistência Farmacêutica de Araguaína.

Em Palmas, dezenas de pais se juntaram na manhã desta terça-feira (26), na Praça dos Girassois, para cobrar providências ao Governo do Estado. 

O presidente da Associação de Moradores Bom Samaritano, da Vila Alto Bonito, zona rural de Nova Olinda, Santana Francisco de Oliveira, contou ao AF Notícias o dilema que os pais estão enfrentando diante da situação.  

“Os pais ligam ou vão até a Assistência Farmacêutica de Araguaína e os servidroes dizem que não sabem quando o Estado irá providenciar a medicação. Como trata-se de um medicamento de uso contínuo, os pacientes não podem interromper o tratamento”, explicou. 

Segundo ele, a última vez que os pais conseguiram a medicação foi em dezembro do ano passado. “Depois dessa data não conseguiram mais. As crianças estão sendo prejudicadas, pois se não tomam o remédio da forma que o médico prescreve, o crescimento ficará prejudicado devido à ausência do hormônio”, explicou.

Santana lembra que a Justiça já bloqueou cerca de R$ 200 mil do Estado para a compra do medicamento, mas a decisão não foi cumprida.

O meu filho faz uso da somatropina e a última vez que peguei a medicação na Assistência Farmacêutica do Estado foi em dezembro e desde então não teve mais. No dia 21 de deste mês, fiz a renovação no processo na Assistência, mas já não havia mais o remédio. Deixei lá a primeira receita, das três que a médica prescreveu. Desde então estou ligando para saber se já chegou e a resposta é sempre a mesma: não chegou e não tem sequer previsão”, contou Cleubiane, moradora de Araguaína.

Um morador de Santa Terezinha do Tocantins também contou a dificuldade para conseguir o remédio. "É difícil eu pegar a medicação para o meu filho. Quando chego lá já não tem mais”, contou Edson.  

O QUE DIZ A SES 

"A Secretaria de Estado da Saúde informa que tentou realizar compra do medicamento Somatropina para continuidade do tratamento dos pacientes atendidos na Assistência Farmacêutica do Estado, mas o processo licitatório deu deserto, quando nenhum fornecedor teve interesse em apresentar proposta de venda ao Estado. Um novo processo licitatório está previsto para ser realizado no dia 01 de março".

Pais cobram providência do Governo
Ato na Praça dos Girassóis

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.