Famílias carentes

Governo publica Medida Provisória que mantém vigência do programa vale-gás no Tocantins

Programa atendeu mais de 4 mil famílias em 52 municípios tocantinenses na 1ª etapa.

Por Redação
Comentários (0)

02/07/2022 09h38 - Atualizado há 1 ano
Botijões de gás

Uma Medida Provisória (MP) publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) dá continuidade ao Programa Social Vale-Gás com o objetivo de atender 28.379 mil famílias tocantinenses em situação de vulnerabilidade social. Na primeira etapa, foram atendidas mais de 4 mil famílias em 52 municípios.

Inicialmente, o programa iria durar enquanto permanecesse o estado de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19. Porém, o ato foi revogado por meio do Decreto nº 6.456, de 31 de maio de 2022.

Com isso, a MP nº 14 publicada nesta sexta-feira, 1º de julho, desvinculou o programa do decreto, dando continuidade ao Vale-Gás, pois os reflexos da crise sanitária continuam atingindo a sobrevivência das famílias.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, afirmou que apesar da revogação da declaração de calamidade pública, as famílias vulneráveis, alvo do programa, ainda permanecem social e economicamente afetadas pela crise.

"No âmbito do estado, 52 municípios foram atendidos pelo Programa Vale-Gás, o que representa 37% dos municípios. Isso significa que as outras 87 cidades do estado ainda não foram beneficiadas. Neste sentido, constitui compromisso do Governo do Tocantins promover a proteção social dessas pessoas, articulando o referido benefício com outras ações da política de assistência social e trabalho que promovam a autonomia e a inclusão social", explicou.

Já a secretária executiva da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Simone Brito, destacou que a manutenção do Vale-Gás se revela necessária para promover as condições mínimas de dignidade a pessoas que estão em situação de fragilidade social agravada pela pandemia.

"O programa possibilitará o acesso a um benefício que ajuda a promover a segurança alimentar das famílias e a sua continuidade assegura que mais tocantinenses tenham acesso a esse benefício”, assegurou.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site: https://valegas.to.gov.br. Caso o usuário não tenha acesso à internet, pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município.

Vale-Gás

O Programa Vale-Gás é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Setas, como uma das estratégias para o enfrentamento das consequências oriundas da pandemia da Covid-19 que afetou especialmente a população mais carente, reduzindo significativamente a capacidade da geração de renda das famílias.

A iniciativa visa conceder acesso à recarga de gás de cozinha (tipo GLP de 13 Kg) para 28.379 famílias tocantinenses em situação de vulnerabilidade social.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.