'Reeduca Tocantins'

Detentos vão trabalhar na reforma de escolas estaduais no Tocantins, anuncia governador

Duas escolas em Palmas serão as primeiras unidades beneficiadas.

Por Redação 775
Comentários (0)

14/01/2021 15h07 - Atualizado há 3 anos
Ônibus-cela entregue para o sistema prisional vai garantir segurança no transporte

O governador Mauro Carlesse lançou na manhã desta quinta-feira (14) o programa Reeduca Tocantins, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica que autoriza a utilização da mão de obra de detentos para a realização de reparos e reformas em escolas estaduais. 

Reeduca Tocantins é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Com o programa, o Governo do Tocantins considera que dá mais um passo importante em projetos de ressocialização, aliados às práticas de remição de pena que reduzem o tempo do cárcere por meio do trabalho. 

O Reeduca Tocantins é um dos programas mais importantes que estamos dando início neste ano de 2021. Estamos falando de ressocialização, de remição de penas e de melhorias para nossas escolas estaduais, tudo em uma só iniciativa. Estamos dando oportunidades para pessoas que tomaram escolhas erradas no passado, mas que agora estão dispostas a colaborar com a sociedade. São atividades nobres, de reformas em unidades de ensino em que eles terão a oportunidade de participar", destacou o governador.

À frente do sistema prisional tocantinense e coordenador do programa, Heber Fidelis destacou a formação de parcerias para efetivação do projeto. “A Secretaria de Educação tem a necessidade de realizar essas pequenas reformas e nós temos a mão de obra capacitada para isso, já que realizamos essa capacitação com os reeducandos de algumas unidades prisionais do Estado. Agora, a partir da entrega dos ônibus que estamos recebendo hoje, será possível transportar adequadamente esses profissionais que irão desempenhar serviços hidráulicos, elétricos, de jardinagem, pintura e outros que as escolas precisarem", destacou.

Para a titular da Seduc, secretária Adriana Aguiar, o Reeduca Tocantins vai ajudar as unidades de ensino na economia de recursos e na agilidade dos reparos e das reformas.

É um programa de grande relevância. Ao mesmo tempo em que iremos proporcionar um bom ambiente de trabalho para as escolas com economia de recursos e agilidade nas reformas, iremos também dar oportunidade de ressocialização para pessoas que certamente têm também nessas escolas seus filhos, sua família e amigos. Lembrando que tudo será feito com grande cuidado e segurança, bem como com a receptividade que eles merecem", garantiu Adriana Aguiar. 

Primeiras beneficiadas

Em Palmas, duas unidades educacionais serão as primeiras a serem beneficiadas com o programa. São elas: Colégio Militar - Unidade II e a Escola Estadual Vila União, na região norte da Capital.

Duas empresas da Capital, a Renacor Tintas e a Tintas Kokar, também se tornaram parceiras da iniciativa e irão doar os materiais para a reforma.

O Governo do Tocantins reforçou ainda que os trabalhos em todas as unidades de ensino serão executados em datas e horários que não sejam letivos ou que não estejam ocorrendo aulas presenciais, tais como fins de semana, feriados, férias escolares e durante a oferta de aulas não presenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Entrega do ônibus-cela vai garantir segurança para o transporte dos custodiados

Durante o lançamento do programa Reeduca Tocantins, o governador Mauro Carlesse também promoveu a entrega de um ônibus-cela 100% equipado para o transporte seguro de reeducandos.

O veículo, proveniente de doação do Departamento Penitenciário Federal (Depen), tem capacidade para transportar até 32 pessoas e está equipado com ar-condicionado, sistema de freio, direção hidráulica, microfones e câmeras de segurança.

Durante o lançamento do programa, governador Mauro Carlesse recebeu quadro pintado por reeducando

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.