Região sul

Técnicos do Governo iniciam trabalhos para implantação de polo de confecções em Gurupi

Ainda são necessárias a qualificação da mão de obra local e organização da classe.

Por Redação
Comentários (0)

28/08/2019 15h20 - Atualizado há 4 anos
Reunião em Gurupi

Técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço (SICS) estão em Gurupi para fazer um levantamento das ações necessárias a serem desenvolvidas para a implantação do polo de confecções no município.

Eles se reuniram nesta terça-feira (28) na sede do Sebrae com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Gurupi, Domingos Tavares, com a gerente da Regional Sul do Sebrae, Paula Alencar, com a gestora de Projeto do polo de confecções do órgão, Liliane Pagliarini, e com a representante da associação das costureiras, Cassaine Regina.

Entre os pontos apresentados para que o polo de confecções se torne realidade no município estão a escolha do segmento a ser trabalhado, qualificação da mão de obra local, organização da classe, demanda e competitividade dos produtos. Também foi discutida a definição de possíveis áreas onde poderão ser instaladas as indústrias de confecções e um centro de distribuição.

Segundo dados repassados pela gerência regional Sul do Sebrae, Gurupi conta hoje com 25 indústrias de confecções cadastradas no órgão, mas este número sobe para 100 se somados as micro e pequenas empresas. “Um dos nossos desafios é qualificar a mão de obra para trabalharmos o volume desta produção”, afirmou a gerente do Sebrae Gurupi, Paula Alencar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico explicou que a prefeitura já vem desenvolvendo ações para alavancar este segmento, inclusive, técnicos do município visitaram o principal polo de confecções de Lingerie de Goiás, em Taquaral, para conhecer o modelo de funcionamento das indústrias do local.

“Desde 2017 estamos buscando desenvolver este segmento no município e agora temos o apoio do Governo do Estado que vai ser importantíssimo para que este projeto se torne realidade, juntamente com a parceria do Sebrae e o Senai”, afirmou Domingos Tavares.

O secretário ainda destacou que o primeiro passo é definir o segmento a ser trabalhado no município para daí traçar os investimentos necessários para a implantação dos empreendimentos.

Segundo o secretário, a ideia é tornar Gurupi um polo produtor de confecções de jeans, nos moldes de Jaraguá (GO). “Diariamente ônibus cruzam a nossa cidade levando lojistas para comprar em Jaraguá e podemos aproveitar esta oportunidade para se tornar uma opção a mais para estes lojistas que poderão encurtar suas viagens”, disse.

Polo modelo

Durante a reunião, os técnicos da Indústria e Comércio, Áurea Veras e Carlos Carneiro, destacaram que Gurupi foi escolhida como cidade modelo para a implantação do Polo de Confecções e que a iniciativa atende a uma solicitação expressa do Governador Mauro Carlesse.

Também foram apresentados os incentivos fiscais que o Estado oferece e as ações que estão sendo promovidas para desenvolver o segmento em todo o Estado.

O setor de confecções é um dos maiores empregadores do Brasil, gera milhares de empregos e o governador Mauro Carlesse quer alavancar este segmento no Estado para abrir mais oportunidades de trabalho e renda para as famílias. Por isso, enviamos nossos técnicos a Gurupi para iniciar estas ações”, explicou o secretário da Indústria, Comércio e Serviço, Ridoval Darci Chiareloto. 

Levantamento

Os técnicos da secretaria também estão fazendo um levantamento das áreas industriais disponíveis para a implantação de novos empreendimentos na cidade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Gurupi, a cidade recebe visitas constantes de empresários que estão em busca de grandes áreas para a implantação de suas empresas, e Gurupi conta com um distrito industrial forte que pode receber estes investimentos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.