Doação de órgãos

Vítima de acidente tem órgãos doados para cinco pessoas do Tocantins, São Paulo e Paraná

Paciente de 47 anos teve diagnóstico de morte encefálica.

Por Redação 506
Comentários (0)

28/07/2023 09h41 - Atualizado há 8 meses
A captação foi feita com a autorização de familiares de um paciente de 47 anos

Aconteceu nesta quinta-feira (27/7) a sexta captação de múltiplos órgãos do Tocantins em 2023. A ação foi realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP), graças à autorização dos familiares de um paciente de 47 anos, vítima de acidente de trânsito, que teve diagnóstico de morte encefálica.

Na ocasião, foram captados os rins enviados a São Paulo, o fígado para paciente do Paraná e duas córneas que permaneceram no Tocantins. No total, foram beneficiadas cinco pessoas que estão na fila do Sistema Nacional de Transplantes.

A ação de captação dos órgãos é realizada pelo trabalho conjunto da equipe da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), Organização de Procura de Órgãos, Hospital Geral de Palmas, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto).

De acordo com a enfermeira da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) e coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Marília Batista Ribeiro, "a doação é um ato de amor ao próximo e vem beneficiar diversas pessoas que estão na lista de espera por transplantes. Sempre ressaltamos a importância de deixar claro para seus familiares a vontade e manifestação de ser um doador de órgãos, pois somente estes poderiam autorizar a doação!”, destacou.

Para doar

Os interessados em doar órgãos precisam primeiramente informar, à família, sobre esse desejo, pois os familiares dos pacientes são os únicos responsáveis pela autorização da captação dos órgãos.

Os órgãos captados são entregues a pacientes que aguardam em lista de espera, única e nacional. A compatibilidade entre doador e receptores é determinada por exames laboratoriais feitos imediatamente após a autorização dos familiares.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.