Denúncia

Governo do Estado não fornece dieta e idosa de 80 anos está sem alimentação em Araguaína

A situação já foi denunciada duas vezes ao Ministério Público Estadual.

Por Márcia Costa 681
Comentários (0)

07/07/2020 09h15 - Atualizado há 3 anos
Idosa de 80 anos

A idosa araguainense Diva Bento Luz, de 80 anos, está sem sua dieta enteral desde o último domingo (5) e, até agora, o Governo do Estado não forneceu a alimentação. A idosa sofreu seis AVC's e atualmente necessita de uma dieta especial por recomendação médica.

A situação de Dona Diva foi denunciada pelo neto Lucas Xavier na semana passada, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não resolveu o problema.

A dieta fornecida no dia 19 de junho já venceu em 05/07/2020. A família reclama que a alimentação foi entregue faltando só 15 dias para o vencimento. Por isso, mais de 10 litros não foram consumidos.

Segundo a família, os atrasos também são constantes e a Secretaria da Saúde sempre fornece uma quantidade insuficiente para o mês. O caso já foi denunciado duas vezes ao Ministério Público Estadual (MPTO).

No mês passado, a Secretaria da Saúde forneceu apenas 16 litros de dieta, já no dia 19 de junho, conforme comprovante assinado pelo neto da idosa. Contudo, o laudo nutricional elaborado por profissionais da própria secretaria informa a necessidade de 48 litros mensais.

Sem a alimentação recomendada, o neto Lucas Xavier disse que sua avó está se alimentando apenas com uma dieta caseira. “A dieta é leite com aveia, ou mistura de carne com verdura, bate tudo no liquidificador e peneira 3 vezes pra pode ficar bem líquida pra passar na sonda de Gastrostomia GTT", explicou.

O QUE DIZ A SAÚDE

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) negou a situação e disse que a Assistência Farmacêutica tem dispensado a dieta enteral da paciente de forma regular, dentro do prazo de validade, bem como dos demais pacientes residentes em Araguaína.

“Para isso, o órgão tem programação logística semanal, quando são encaminhadas as fórmulas nutricionais a serem dispensadas no Centro Estadual de Reabilitação daquele município”.

DIETA SERÁ ENTREGUE AMANHÃ

O coordenador da área informou ao AF Notícias que o fornecedor dos produtos atrasou a entrega este mês em razão das dificuldades de logística ocasionadas pela pandemia, mas a dieta já chegou ao estoque da Saúde e será enviada aos pacientes nesta quarta-feira (8).

A última dieta foi entregue no dia 19 de junho com vencimento em 5 de julho, ou seja, só 15 dias de validade
Data de vencimento da dieta: 05/07/2020
Dieta foi fornecida pela Secretaria da Saúde já quase na data de vencimento

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.