A DPE entendeu que a filha agiu de má-fé e viabilizou outra pessoa para cuidar da idosa.
Uma idosa de 72 anos denunciou a própria filha por utilizar o seu cartão de benefício para realizar empréstimos e compras sem autorização. Mas graças à atuação da Defensoria Pública Estadual (DPE) o caso foi solucionado.
O atendimento à idosa foi realizado em Conceição do Tocantins, município localizado a 315 Km de Palmas, na última quinta-feira (18), durante o projeto Defensoria Itinerante.
Durante o atendimento, que contou com a presença da filha, a idosa conseguiu reaver a posse do próprio cartão de benefício. A equipe da Defensoria também iniciou o processo de revogação da procuração que autorizava a filha a representar a mãe e, ainda, viabilizou outra pessoa como cuidadora legal da idosa.
A idosa relatou durante o atendimento que já havia formalizado a denúncia a outro órgão fiscalizador e, mesmo assim, a filha ainda realizou um empréstimo de R$ 780 e fez uma compra com o cartão.
Ao ser questionada sobre os empréstimos bancários, a filha da idosa confirmou que os fez em nome da mãe, alegando que o dinheiro seria para pagar dívidas que seriam da própria idosa. Entretanto, ela não apresentou os comprovantes dos gastos que geraram as supostas dívidas.