Impactos da crise

Indústria do Tocantins demitiu menos durante a pandemia da covid-19, aponta pesquisa

Muitas empresas decidiram adotar medidas como antecipação de férias.

Por Jalila Arabi | Agência do Rádio
Comentários (0)

26/05/2020 09h51 - Atualizado há 3 anos
Fábrica de carvão ativado no norte do Tocantins

A pandemia do novo coronavírus não atingiu somente o setor da saúde no Brasil. Com a economia estagnada, muitas empresas precisaram demitir funcionários. Uma pesquisa realizada com empresários e executivos de indústrias do estado vai na contramão dessa tendência. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram que não optaram por dispensar colaboradores como forma de enfrentamento à crise. 

A pesquisa realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) ouviu 235 empresários e executivos tocantinenses entre os dias 24 e 30 de abril, cerca de 40 dias após o início do isolamento social no estado.

Os dados mostram que o índice de demissão no setor industrial foi de 28% no estado, sendo 24% em Palmas, 25% em Araguaína e 34% em Gurupi. O setor com o maior número de empresários ouvidos foi o de indústria mecânica, metalúrgica e material elétrico. 

“A pesquisa teve o objetivo de mensurar o impacto da pandemia nas indústrias tocantinenses”, comenta a superintendente do IEL, Roseli Sarmento. A consulta, segundo ela, será reaplicada no fim desse mês. “Isso para manter as empresas, órgãos públicos, sindicatos, entidades representativas e sociedade em geral munidas de informações sobre a real situação da economia do nosso estado”, justifica. 

Os dados mostram também que, nos primeiros 40 dias de isolamento, as empresas decidiram adotar medidas como antecipação de férias e uso das medidas provisórias editadas pelo governo federal para afastar os colaboradores momentaneamente. “Isso leva a crer que as empresas têm responsabilidade com a geração de emprego e renda na cidade, não foram demitindo logo de imediato”, reforça Roseli Sarmento.     

72% de empresários e executivos do setor mantiveram empregos de seus colaboradores, mesmo com a crise econômica

O estudo também revelou que 76% dos entrevistados acreditam que as medidas de isolamento social afetaram negativamente os negócios, como queda nas vendas e na produção e redução de faturamento. 

Pouco mais da metade das empresas consultadas tiveram redução que variou entre 50% e 80% de faturamento durante a quarentena. Uma em cada quatro afirmou ter paralisado todas as atividades no período de isolamento. 

“O quadro é preocupante. Honrar os compromissos financeiros vai ficando mais difícil com o passar dos dias”, lamenta a superintendente do IEL. O estudo revelou que 69% dos entrevistados defendem, para a retomada das atividades e da economia, mais acesso a crédito, flexibilização de prazo de pagamento e apoio financeiro do governo, além da abertura do comércio. “É necessária essa reabertura e, após isso, ter incentivos financeiros que visem ajudar nessa retomada”, resume Roseli.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.