Esporte

Jogos da Integração reúnem mais de 2,3 mil estudantes de 47 escolas municipais de Araguaína

A primeira fase dos jogos segue até o dia 31 de maio.

Por Redação
Comentários (0)

24/05/2023 15h01 - Atualizado há 11 meses
Cerimônia de abertura

Com o tema “Educar para Unir, Reinventar e Transformar”, a Secretaria da Educação de Araguaína iniciou a 7ª edição dos Jogos da Integração da Rede Municipal de Ensino. A abertura oficial foi realizada nesta terça-feira (23), na Escola Municipal Casemiro Ferreira dos Santos, e contou com a presença de autoridades locais, professores e alunos das escolas que irão participar da competição.

“É um momento de grande alegria para toda rede, porque o esporte é vida, saúde, e acima de tudo, integração. Realizar ações esportivas é promover ainda mais o respeito e a cooperação entre os estudantes. Processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo da aprendizagem”, disse a secretária Elisângela Silva.

Jogos da Integração

Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo das competições é promover a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

“É um momento muito aguardado pelos alunos, pois eles treinam e ficam ansiosos para competir e interagir com outros estudantes. Tudo vira uma diversão”, destaca a professora de Educação Física, Ruth Bandeira.

Representando a Escola Municipal Santa Rosa, da zona rural do povoado Água Amarela, o aluno Davi Luiz, de nove anos, não escondeu a felicidade de participar com os colegas e, principalmente, por levar e acender a tocha olímpica dos jogos.

“Eu sinto alegria e emoção de estar aqui. Agora a gente vai vir para cá para jogar em outras escolas e conhecer outros alunos”, disse Davi.

Cronograma

Conforme a organização, a primeira fase dos jogos vai até o dia 31 de maio e contará com 10 modalidades esportivas, entre elas corrida, salto em distância, dama e outros. Nessa etapa participarão alunos do 1º ao 5º ano, com até 11 anos de idade, e alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo dividido nas categorias sub- 9, masculino e feminino, sub -11, masculino e feminino, e adultos da EJA.

As disputas da primeira fase terão a participação de 770 alunos das 39 unidades da Rede Municipal de Ensino, além de 120 alunos da EJA. Os jogos, que seguem até o mês de outubro, devem reunir 2.366 alunos de 47 escolas municipais, com a participação de 300 servidores.

1ª Fase

Dia 25/05 (quinta-feira)
Modalidade: Atletismo de 50m e 100m, salto em distância, arremesso de peso, cabo de guerra.
Local: Complexo Poliesportivo Xixebal
 
Dia 26/05 (Sexta-feira)
Modalidade: Damas e tênis de mesa.
Local: Escola Municipal Casemiro Ferreira dos Santos
 
Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
 
Dia 30/05 (Terça-feira)
Modalidades: Queimada, Tênis de Mesa e Dama
Local: Escola Municipal Casemiro Ferreira dos Santos
 
Dia 31 (Quarta-feira)
Modalidade: Futsal
Local: Escola Municipal Casemiro Ferreira dos Santos

Estudante Davi Luiz, de 9 anos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.