Paloma Dias Cardoso

Jovem atleta do Tocantins fatura bronze no Sul-Americano de Atletismo na Colômbia

Paloma é a atual campeã brasileira na modalidade e foi descoberta nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). 

Por Redação
Comentários (0)

19/06/2019 08h17 - Atualizado há 3 meses
As brasileiras Paloma Dias (à esquerda) e Juliana Estêvão comemoram o resultado

Depois de disputar o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, em Cáli, na Colômbia, a jovem Paloma Dias Cardoso retornou ao Brasil nessa segunda-feira (17) com a medalha de bronze no heptatlo e o sentimento de dever cumprido.

Paloma é a atual campeã brasileira na modalidade e foi descoberta nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). 

A jovem natural de Novo Jardim, no sudeste do Tocantins, integrou a delegação brasileira de atletismo na competição internacional realizada nos dias 15 e 16 de junho. O Brasil ficou com o 1º lugar no Sul-Americano com um total de 40 medalhas e a soma de 396 pontos.

O heptatlo é uma modalidade feminina composta por sete provas: corrida de 100m com barreiras, arremesso de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, seguido de corrida de 200m e 800m.

Para Paloma, que treina atualmente em São Paulo no clube Esperia, estar no pódio na sua estreia defendendo o país foi uma grande realização. “Não imaginei chegar tão longe. Apesar de não ter levado o ouro, foi uma experiência muito importante. Se não tivesse me machucado teria feito um tempo melhor. Acho que para a primeira vez foi um bom resultado”, avaliou. 

Histórico

A trajetória de Paloma no atletismo teve início em 2014, quando ela era aluna da Escola Estadual de Novo Jardim. Ao perceber o talento da jovem, o então professor de educação física, Rogério Borges dos Santos, a convidou para disputar os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets).

Foi então que o talento dela no atletismo começou a ser revelado. Em 2015, a atleta foi campeã nas fases regional e estadual dos Jets, além de ter representado o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Maringá (PR).

O excelente desempenho nas provas dos JEJ rendeu a Paloma um convite para integrar a equipe do Centro Regional de Atletismo de Lavras (MG), onde treinou até 2017. Em 2018, a visibilidade da tocantinense a levou para o clube Esperia, na capital paulista.

Paloma enfatizou a importância da promoção da prática esportiva nas escolas públicas. “Assim como eu, existem muitos talentos escondidos. Quando a escola incentiva os alunos a trilharem o caminho do esporte, essas pessoas reconhecem que têm potencial e passam a ter oportunidades que não teriam fora do esporte. Eu sou um exemplo disso”, relata.

Agora o foco da heptatleta é treinar para o Torneio da Federação Paulista de Atletismo (FPA) Sub-20, que acontece  nos dias 29 e 30 de junho, em São Bernardo do Campo, SP.

Ainda tenho mais esta tentativa para alcançar o índice para o Pan-Americano. Vou dar o meu melhor”, garante a campeã brasileira.

O Brasil ficou em 1º lugar no Campeonato Sul-Americano com 40 medalhas
Paloma (à esquerda) e as demais medalhistas do heptatlo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2019 AF Notícias. Todos os direitos reservados.