Ato de amor

Jovem de 21 anos vítima de acidente de trânsito tem órgãos doados para seis pessoas

Primeira captação de múltiplos órgãos foi em 2018 no Tocantins.

Por Redação 1.947
Comentários (0)

27/05/2022 08h53 - Atualizado há 1 ano
Equipe realizando a captação de órgãos

Um jovem de 21 anos, que teve diagnóstico de morte encefálica após sofrer um acidente de trânsito, teve os órgãos doados com a autorização de familiares. A captação foi realizada nessa quinta-feira (26), no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Na ocasião, foram captados o coração, com destino a Brasília; fígado para o Acre; os rins para São Paulo e as córneas que permaneceram no Tocantins. No total, seis pessoas, que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes, serão beneficiadas.

O gesto da família foi reconhecido pelo enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Geral de Palmas (HGP), Vinicius Gonçalves Boaventura. “Realizamos o processo seguindo o protocolo de morte encefálica e, se confirmado, oferecemos o direito aos familiares de optarem pela doação de órgãos. Nosso agradecimento à família pelo gesto que  salvará outras vidas", afirmou.

A enfermeira e coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Marília Batista Ribeiro, frisou a importância de toda pessoa deixar claro para seus familiares a vontade e manifestação de ser um doador, pois somente estes podem autorizar a doação. "Doar é um ato voluntário que salva vidas e transforma dor em recomeço. O primeiro transplante do Tocantins foi realizado no ano de 2016, de córneas. Neste mesmo ano, se deu a abertura do Banco de Olhos. A primeira captação de múltiplos órgãos foi em 2018", destacou.

Processo de captação

O Tocantins possui uma Central de Transplantes, credenciada pelo Ministério da Saúde (MS), a qual tem como principal função, a gestão de todos os processos que envolvem doação e transplante no Estado.

As equipes de profissionais da CETTO, da CIHDOTT e do Banco de Olhos Público do Tocantins (BOTO) trabalham com afinco durante o  processo de doação, que realiza a coleta de córneas e múltiplos órgãos.

As equipes acima, ligadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) também contam com o apoio de servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), que atuam no Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER-TO).

HGP realiza quinta captação de múltiplos órgãos do ano.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.