Novidade

'Juiz Tuiteiro': Magistrados do Tocantins vão tirar dúvidas de internautas via Twitter

O projeto é uma forma de promover ainda mais o diálogo e a transparência do Poder Judiciário.

Por Redação 545
Comentários (0)

27/05/2019 16h47 - Atualizado há 4 anos
Presidente do TJ-TO twittando

Estreou na manhã desta segunda-feira (27) o mais novo produto de comunicação do Poder Judiciário do Tocantins: o ‘Juiz Tuiteiro’. Quem fez a primeira participação como magistrado foi o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, que respondeu ao vivo às perguntas dos internautas feitas via Twitter.

O projeto foi idealizado pelo próprio desembargador Helvécio Maia como forma de promover ainda mais o diálogo e a transparência do Poder Judiciário. A ideia é fazer encontros temáticos abordando os mais diversos assuntos que envolvam o Judiciário, sempre com perguntas diretas ao magistrado que responde sobre os temas propostos.  

O ‘Juiz Tuiteiro’ deve disponibilizar uma vez por mês, sempre das 11h às 11h30, um juiz ou desembargador para responder ao vivo a perguntas e questionamentos dos internautas que utilizam a rede social.

Para tornar a experiência mais produtiva, foram estipuladas algumas regras, como, por exemplo, não tratar sobre processos em andamento ou casos concretos que envolvam partes em litígio, conforme estabelece a Lei Orgânica da Magistratura.

Perguntas e respostas

Durante os trinta minutos preestabelecidos, o desembargador Helvécio Maia respondeu do seu gabinete a vários questionamentos, tais como o do @pessoasales_ que perguntou: “Presidente, qual sua opinião sobre o uso de twitter por magistrados para divulgação e defesa de posições políticas ou comentário de assuntos não afeitos à função? #juiztuiteiro”.

Em resposta, o desembargador Helvécio respondeu: “Eu sigo o entendimento da Constituição Federal, LOMAN e vários atos normativos do CNJ, os quais proíbem aos juízes a manifestação e participação político-partidária”.

Outra pergunta foi feita pelo internauta @Gustavopmw: “Bom dia, presidente! Diante de tempos onde a internet está tomada por 'roubos digitais, quais mecanismos o TJ tem usado para proteger o e-Proc?”.

A resposta veio em dois tuites: “Nós contamos com um Comitê de Segurança da Informação, presidida pela desembargadora Jacqueline Adorno, que tem a atribuição exatamente de conferir segurança aos nossos dados. Não há registros de vulnerabilidade no nosso sistema”. E, em seguida: “Inclusive, esta semana será assinado um termo de cooperação com o TRF 4ª Região, com o objetivo do TJTO aderir ao e-proc Nacional. A medida vai conferir ainda mais segurança e modernização ao processo eletrônico”.

Após responder a todas as perguntas, o presidente do TJTO fez o encerramento dentro dos 280 caracteres permitidos: “#JuizTuiteiro Agradeço a todos que participaram deste debate e gostaria muito de reencontrá-los por aqui. Este é um novo produto da comunicação do TJTO e terá periodicidade mensal, trazendo juízes para conversar com vocês sobre diversos temas que envolvem o Judiciário. Abraços”.

Avaliação

O presidente do TJTO avaliou a nova ferramenta como mais um passo importante da sua gestão na direção de promover um Judiciário cada vez mais aberto e interativo.

“Como já falei em outras oportunidades, no Poder Judiciário do Tocantins não há pergunta que não possa ser respondida. Estamos abertos ao diálogo e à transparência, porque é isso que o cidadão espera de nós”, afirmou o desembargador.

Próxima edição

Quem quiser participar da próxima edição do Juiz Tuiteiro, prevista para o próximo mês de junho, e também acompanhar as notícias do Poder Judiciário do Tocantins no Twitter, basta seguir a conta oficial @tjtocantins.

'Juiz Tuiteiro' estreou nesta segunda-feira, 27

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.