Muniz Araújo Pereira

Justiça condena ex-prefeito que teria contratado empresa fantasma e o torna inelegível

Entre as penas está a suspensão dos direitos políticos por oito anos.

Por Redação 1.443
Comentários (0)

06/07/2022 17h36 - Atualizado há 1 ano
Muniz Araújo

O ex-prefeito de Tocantínia Muniz Araújo Pereira foi condenado, nesta terça-feira (05), em razão de diversas irregularidades praticadas durante a gestão.

Muniz Araújo Pereira foi prefeito de Tocantínia entre 2013 e 2016. Ele foi condenado, pela 1ª Vara Cível de Miracema do Tocantins, a ressarcir o valor do dano ao erário (acrescido de correção e juros), bem como à suspensão de seus direitos políticos por oito anos, à proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos, fiscais e de crédito, e à eventual perda da função pública.

Conforme as provas juntadas pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), autor da denúncia, a prefeitura pagou por serviços e bens que não tiveram sua execução e entrega comprovadas, causando prejuízos ao erário na ordem de R$ 772.950, em valores da época.

Além disso, há comprovação de que as licitações e contratos não cumpriram parte dos requisitos legais e de que as obras deixadas em andamento possuíam irregularidades graves, constatadas em vistorias.

Também há indício da contratação de uma empresa fantasma, que teria sido constituída para participar da licitação da Prefeitura de Tocantínia, sem experiência e sem capacidade financeira. A referida empresa é registrada em um endereço residencial e não existe comprovação de que possua estrutura física e maquinário para executar o serviço para o qual foi contratada.

Contrariando as normas legais, a gestão não designava servidores para acompanhar e fiscalizar a execução dos seus contratos.

O Ministério Público também relatou na ação que o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou as contas anuais do ex-prefeito com base em relatório de vistoria realizada in loco pelo seu corpo técnico.

As informações são do MPTO. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.