Decisão judicial

Justiça dá 48h para Naturatins remover barragem que está represando rio e suspender licenças

Ministério Público entrou com ação depois de denúncias no órgão.

Por Redação 540
Comentários (0)

10/02/2023 07h45 - Atualizado há 1 ano
Barragem no Rio Dueré.

A Justiça determinou ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) a retirada, em até 48h,  de um aterro instalado em uma propriedade rural, na área de Preservação Permanente do rio Dueré.

A setença, proferida nesta quinta-feira (09/02), atende a uma Ação Cautelar Ambiental ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria Regional Ambiental do Araguaia. 

Além da retirada, o Naturatins deve suspender as outorgas e os licenciamentos ambientais da propriedade, até que seja garantida a vazão ecológica do rio, bem como interditar, com lacre, as bombas para captação de recursos hídricos que se beneficiam do barramento. 

A decisão judicial também determina que os canais de irrigação presentes na propriedade sejam entupidos ou inutilizados e que sejam tomadas as medidas administrativas necessárias para suspender o exercício das atividades potencialmente poluidoras exercidas pela propriedade rural, sob pena de responsabilização penal de seus proprietários. 

O prazo é de 48 horas para o cumprimento das medidas e de cinco dias úteis para realização de vistoria técnica e envio de informações, ao juiz, sobre as providências adotadas. 

Caso

A Ação do MPTO foi provocada por denúncias de impactos e danos ambientais que o barramento vem causando à fauna, flora e à população local. No último mês de novembro, a Promotoria Regional Ambiental instaurou procedimento ministerial requisitando diligências dos órgãos ambientais ao local, sendo constatada a ausência de licenciamento ambiental para instalação, construção ou operação da barragem.

Representantes das comunidades hipossuficientes e dos moradores da região também relataram que vêm sofrendo com alagamentos no local. 

As informações são da Assessoria de Comunicação do MPTO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.