Acordo histórico

Acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia será relatado por Kátia Abreu

Acordo precisa passar pelo parlamento dos países que compõe os dois blocos.

Por Redação 963
Comentários (0)

03/07/2019 17h13 - Atualizado há 4 anos
Senadora Kátia Abreu

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou, nesta quarta-feira (03), o nome da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para ser a relatora do Acordo de Livre-Comércio entre Mercosul e União Europeia.

O acordo foi firmado em Bruxelas, no último dia 28, e precisa passar pelo Parlamento de todos os países que integram os dois blocos. 

Em tratativas há duas décadas, o acordo poderá incrementar, em 15 anos, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) em até U$ 125 bilhões, segundo dados do Ministério da Economia.

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO), trabalhou intensamente enquanto ministra da Agricultura, ao lado do então ministro de Indústria e Comércio, Armando Monteiro, na retomada das negociações. Na época foram alcançadas 90% das garantias tarifárias exigidas pela União Europeia.

A principal preocupação da senadora Kátia Abreu, como representante da Agropecuária, é garantir a manutenção das conquistas integrais do setor.

Não há nada mais importante neste momento que este acordo entre Brasil e União Europeia. Trabalhamos exaustivamente para renovar todas as propostas e atender as exigências do acordo. Atuarei com altivez e democracia, conversando com todos, para que o entre em vigor o mais rápido possível, garantindo benefícios aos países incluídos”, diz Kátia.

O Senado deve promover, no próximo dia 16, audiência pública, requerida pelos senadores Kátia Abreu, Tasso Jereissati e Eliziane Gama, quando serão ouvidos os ministros de Agricultura e de Relações Exteriores, além de representantes de cadeias produtivas, para discutir os principais impactos do acordo.    

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.