Pecuária

Obra do Laboratório de Referência Animal de Araguaína será retomada em junho

A ordem de serviço para conclusão da obra deve ser assinada no início de junho.

Por Redação
Comentários (0)

31/05/2019 15h20 - Atualizado há 4 anos
O laboratório deve ser entregue em 180 dias

A ordem de serviço para conclusão da construção do Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara) está prevista para ser assinada no início de junho. A previsão de entrega é 180 dias.

Essa definição foi anunciada na manhã desta quinta-feira (30) na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Durante a reunião, o professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Claúdio Clemente fez uma palestra apresentando a finalidade do laboratório, tipos de exames a serem feitos, o valor da obra que já está em fase de conclusão, bem como citou a aquisição de equipamentos que já se encontram em Araguaína.

O Lara é destinado à realização de análises nas áreas de bacteriologia, imunologia, sorologia e biotecnologia da pecuária tocantinense. Será coordenado por pesquisadores da Unitins e também terá uma função acadêmica de pesquisa e iniciação científica.

Para o secretário da Seagro, César Halum, o projeto é de extrema importância, pois facilitará a logística, diminuirá custos e reduzirá o tempo de espera pelos resultados dos exames.

O laboratório Lara de Araguaína é um empreendimento muito aguardado pelos produtores rurais da região e estamos trabalhando com muita agilidade para a conclusão do mesmo. Terei um encontro com o governador Mauro Carlesse na semana que vem para agilizar a assinatura da ordem de serviço a fim de que as obras de conclusão iniciem o quanto antes”, afirmou César Halum.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio da Silveira, falou sobre o papel do laboratório.

“O laboratório vai favorecer custo mais acessível na realização de 18 exames, pois atualmente os mesmos são feitos em outros Estados, o que encarece o produto e dificulta a logística. Portanto, estamos trabalhando para favorecer o desenvolvimento da pecuária com segurança alimentar e com ganhos de dividendos para os produtores", disse.

Laboratório

O laboratório tem investimento de pouco mais de R$ 1.244.212,00 oriundo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Governo Federal, com contrapartida do governo do Tocantins. Mais R$ 700 mil para aquisição de equipamentos para pesquisa e realização dos exames.

O projeto de construção do laboratório é gerido financeiramente pelo governo, por meio da Fapt e conta com parceria da Unitins, Secretaria de Infra Estrutura Cidades e Habitação (Seinfra), Seagro, Adapec, Ruraltins, Sindicato Rural, cooperativa e Prefeitura de Araguaína.  

Reunião Fapt-Seagro

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.