Risco de desabastecimento

Leitos de UTI Covid continuam bloqueados em Araguaína e Gurupi por falta de materiais

O Governo do Estado prometeu realizar o pagamento nesta quinta (21).

Por Conteúdo AF Notícias 839
Comentários (0)

21/01/2021 11h02 - Atualizado há 3 anos
ISAC é responsável pela gestão dos leitos de UTI Covid nos três maiores hospitais

Dos 17 leitos de UTI Covid que foram bloqueados por falta de materiais e medicamentos essenciais para o tratamento dos pacientes nos três maiores hospitais públicos do Tocantins, o Instituto Saúde e Cidadania (HG), responsável pela gestão, comunicou na manhã desta quinta-feira (21) o desbloqueio de cinco leitos na Capital, após a diretoria-geral do Hospital Geral de Palmas (HGP) fazer o empréstimo dos materiais que estavam em nível crítico.

Contudo, os outros 12 leitos nos Hospitais Regionais de Araguaína e Gurupi continuam impossibilitados de receber novos pacientes acometidos pela covid-19, e só serão liberados após o reabastecimento dos estoques.  

O risco de desabastecimento de materiais e insumos foi ocasionado por falta de pagamento do Governo do Estado. O instituto tem notas fiscais em atraso referentes aos meses de novembro e dezembro de 2020. Os trabalhadores contratados pelo ISAC, que atuam na linha de frente de combate à pandemia, também estão com os salários de dezembro atrasados.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que concluiu a análise da prestação de contas do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), como também a conferência das notas fiscais emitidas, e o processo já foi encaminhado à Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para pagamento ainda nesta quinta-feira (21).

Diante da promessa, o ISAC afirmou que já iniciou as conversas com fornecedores para fazer o reabastecimento em caráter de urgência.

O instituto esclareceu ainda que os leitos foram bloqueados visando, exclusivamente, garantir a assistência adequada aos pacientes que já estão internados.

Materiais e medicamentos emprestados pelo HGP:

Soro fisiológico 100 ml

Soro fisiológico 250 ml

Soro fisiológico 500 ml

Quetiapina 25 mg

Risperidona 1 mg

Rocurônio

Pancurônio

Fentanil 10 ml

Midazolam 50

Linezolida

Meropenem 1 g  ou meropenem 500 mg

Fluconazol bolsa

Tazocim

Dobutamina

Noradrenalina

Clexane 60

Amiodarona ampola

Colchicina 0,5 comprimido

Bromoprida ampola

Acetilcisteína 600

Seringa de 20 ml

Gazes

Equipos bomba de infusão Lifemed

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.