Situação crítica

Crianças até adoecem por falta de higiene em escola pública no Tocantins, denuncia mãe

As aulas foram suspensas nesta quarta-feira (27) para o local supostamente ser reformado, segundo a mãe.

Por Raimunda Costa 2.160
Comentários (0)

29/03/2019 09h51 - Atualizado há 5 anos
Cadeiras utilizadas pelas crianças

Uma mãe denunciou ao AF Notícias a precariedade de uma extensão da Escola Municipal José Edmar de Brito Miranda, em Campos Lindos, norte do Tocantins. Ela não quis ser identificada por medo de represálias.  

Muitas das crianças já adoeceram por causa da falta de higiene na água. O banheiro é muito fedido. O odor muito forte chega até as salas de aula. Não tem como uma criança estudar em uma unidade dessas. Nas salas têm pias instaladas e não sabemos o que funcionava no local antigamente. Não tem nenhuma cadeira que preste (sic)”, reclamou a mãe.

Segundo ela, um grupo de 15 mães já foi até a prefeitura reivindicar a reforma do local. “Eles falaram que vão reformar em três dias e as aulas retornarão na segunda-feira, 1º de abril. Mas ninguém consegue limpar um local daquele nesse tempo. É impossível!”, criticou a mãe, lembrando que as aulas foram suspensas nesta quarta-feira (27).

Diante da promessa da administração municipal, as mães foram até a escola para tirar fotos e denunciar o descaso, mas foram impedidas. “Quando chegamos lá na quarta-feira, o portão estava trancado. O secretário de Finanças da Educação, João Nonato Oliveira, chegou no momento e disse que ninguém iria tirar fotos e falou para todo mundo deixar a escola”, afirmou a mãe.

No entanto, um funcionário que estava dentro da unidade escolar tirou as fotos e as enviou para as mães através das redes sociais. “Essas são as condições da escola que nossos filhos estudam. O descaso é total! O município precisa conseguir um local adequado para as crianças estudarem”, cobrou.

A mãe relatou que a própria secretária da Educação, Claudeane dos Reis Neto, a enviou uma mensagem pedindo que "parasse de confusão".

Segundo a denunciante, na Escola Municipal José Edmar de Brito Miranda há três salas livres que podem receber os alunos até que a reforma da extensão seja concluída.

Os alunos podem ficar nessas salas até que a reforma seja concluída. Agora não é certo eles estudarem no local em que estão. Isso nós não vamos aceitar. Chega a ser desumano”, desabafou a mãe.

O AF Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Campos Lindos e aguarda retorno.

Teto do local sem telhas
Local onde são guardados livros
Banheiro
Caixa de água
Sujeita na caixa de água

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.