Unirg

Mais de 120 médicos formados no exterior têm diplomas revalidados por instituição do Tocantins

Todos concluíram as 1.760 horas exigidas na formação complementar.

Por Redação 1.163
Comentários (0)

27/09/2023 16h25 - Atualizado há 6 meses
UnirG entrega diplomas apostilados para médicos revalidandos

Mais de 120 médicos formados no exterior estão aptos a participar, nesta sexta-feira (29), da cerimônia de apostilamento de diplomas da primeira turma do Processo de Revalidação de Diplomas realizado pela Universidade de Gurupi (Unirg). O procedimento de apostilamento autentica a veracidade do diploma.

Ao todo, são 123 revalidandos matriculados nos estudos complementares que estão concluindo as 1.760 horas exigidas, conforme o calendário de execução. Os que não puderem participar da solenidade por motivos pessoais e/ou outros, irão fazer a retirada do diploma a partir de 03 de outubro, pela Plataforma SEI, após concluírem a etapa, com a emissão das horas e notas.

Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a sensação é de dever cumprido. "Por estarmos finalizando o nosso primeiro processo de revalidação de diplomas, e entregando ao mercado de trabalho, profissionais qualificados que passaram por um processo rigoroso, por onde foi possível aferir que estão prontos para atuarem de forma plena, salvando vidas. Esses médicos irão exercer sua profissão no Brasil sem nenhuma restrição. Desta forma, a UnirG cumpre a sua função social, contribuindo para a atuação de mais profissionais capacitados para atender na área da Medicina e consequentemente, auxiliando com a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o presidente.

A reitora da UnirG,  Sara Falcão, afirmou que está feliz pela Instituição consolidar a formação dessa primeira turma. “Este é um momento muito importante para a UnirG, pois é a primeira turma de revalidandos dos estudos de complementação pelo processo ordinário. A fase da complementação envolveu diversos municípios, onde ocorreram os internatos. Os médicos em complementação ofertaram serviços para a comunidade e foram bem aceitos por buscarem a qualidade de vida dos pacientes, demonstrando a relevância social do programa”, mencionou a reitora.

Estudos complementares

A etapa foi realizada por 12 meses em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 25 municípios do Tocantins, conveniados para a realização do internato dos revalidandos durante os estudos complementares.

“O intuito do convênio com os municípios foi de fortalecer a saúde pública do Estado e também, para proporcionar capacitação técnica e pedagógica aos revalidandos, para que tivessem experiência com o SUS e a área de Saúde da Família e Comunidade”, afirmou Sara Falcão.

Nos municípios, para cada três ou quatro revalidandos havia um médico preceptor. Foram ao todo 45 profissionais em preceptorias, engajados no processo.

Para Fabíola Silva Oliveira, que realizou o internato na UBS José Francisco Dourado, em Talismã, sob a supervisão da médica preceptora, Suzany Rocha, o processo de revalidação da UnirG foi a melhor escolha da sua vida.

“Na primeira etapa (prova teórica), apesar de achar difícil consegui êxito ficando aprovada em 41 lugar. Lembro que antes de entrarmos na sala, ganhamos um chocolate de boas-vidas e senti-me acolhida. Já na segunda etapa, o nervosismo me atrapalhou. Quando iniciou a terceira etapa, abracei a causa com toda determinação, pois sabia que seria uma fase de muito aprendizado e qualificação profissional”, relatou.

A revalidanda é de Bacabal, no Maranhão, e complementa que "foi sem dúvidas, o melhor investimento que meus pais fizeram por mim". 

"Nos estudos complementares passei por duas cidades e fui muito bem assistida pelos meus preceptores e por todos. Foi uma fase de muita relevância, nos doávamos aos pacientes, aprendemos a trabalhar em equipe e ter respeito pelo próximo. Sou grata a todos que me ajudaram”, disse Fabíola Oliveira, frisando que na conclusão do internato recebeu quatro despedidas, uma de cada equipe da UBS.

Sidnei Henrique Alegre Lehm fez os estudos complementares em Formoso do Araguaia, com a médica preceptora Marina Palmeira Calil. Ele é de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. 

“Participar do processo de revalidação de diploma pela UnirG foi uma grande experiência profissional. Hoje a UnirG está colocando profissionais qualificados no mercado de trabalho, além do mais, a Instituição pode oferecer para os municípios que acreditam nesse projeto, profissionais que se dedicaram todos os dias para mostrar seus trabalhos confirmando toda a expectativa que a universidade tinha sobre nós”, afirmou.  

“Sei que participei de um processo sério, que colocou vários profissionais no mercado, de forma preparada e qualificada. Agradeço a todos da UnirG que defenderam esse projeto”, frisou Lehm.


Etapas

O processo de revalidação pela via ordinária foi dividido em: análise documental; prova teórica, prova prática e estudos complementares (para os candidatos que não alcançaram a média exigida na prova prática).

No total, 126 candidatos tiveram aprovação direta no processo ordinário, sem a necessidade de complementação. Os matriculados nos estudos complementares são 123.

A cerimônia será no Palaciu’s Real Eventos, às 19h, localizado na rua 3, lote 05 ao 16, quadra 27,  nº 1.346 Bairro Engenheiro - Waldir Lins I, Gurupi – TO.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.