Obesidade

Mais de 60% dos tocantinenses estão com excesso de peso, diz Saúde em reunião com CRM e OAB

Estado apresentou aumento alarmante nas taxas de sobrepeso e obesidade.

Por Redação
Comentários (0)

21/07/2023 14h44 - Atualizado há 1 ano
Reunião foi na sede da OAB-TO

Com o intuito de apresentar a realidade da obesidade e sobrepeso no Tocantins, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) estiveram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO) em reunião institucional nesta quinta-feira (20).

Na ocasião, a equipe da SES-TO apresentou dados da obesidade no Tocantins ao representante do Conselho Regional de Medicina (CRM-TO), Dr. Jorge Zeve; ao vice-presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Dr. Fábio Trujilho; a delegada da Abeso no Tocantins, Dra. Marcela Pitaluga; ao presidente da OAB/TO, Dr. Gedeon Pitaluga, além de outros integrantes da ordem.

“A reunião envolveu esses representantes para iniciar as discussões sobre a situação de sobrepeso e obesidade no Estado e fomentar possíveis novas ações para que, por meio de um esforço coletivo, busquem soluções para este problema de saúde”, explica o nutricionista da área técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO, Walter Soares Borges Neto.

O técnico complementa que o Tocantins vem sofrendo um aumento alarmante das taxas de sobrepeso e obesidade. “Isso tem resultado em um aumento significativo das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares”, disse.

Obesidade no Tocantins

Em 2022, 62,4% da população tocantinense estava com excesso de peso, ou seja, com IMC maior que 25kg/m². Isso significa que mais de um quarto da população (27,25%) está  sujeita a ter um problema de saúde como a obesidade.

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica multifatorial. É o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. A obesidade está sempre associada a outras comorbidades como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer  e outras.

O vice-presidente da ABESO, médico endocrinologista, Fabio Rogério Trujilho, falou do trabalho que a entidade pretende fazer no país para o controle da obesidade e agradeceu o apoio recebido no Tocantins.

“Nosso objetivo aqui em Palmas é cuidar e facilitar a jornada das pessoas com obesidade, que é um problema de saúde pública. Atualmente 57% da população adulta no país tem excesso de peso e se nada for feito, vamos chegar a índices muito graves. Pois a obesidade leva a uma série de outras doenças, pretendemos capilarizar nossas ações nos Estados, trabalhar prevenção, trabalhar o acesso da população para evitar este problema. O Tocantins nos recebeu muito bem, o secretário e sua equipe técnica está aberta a trabalhar junto e isso é muito bom. A obesidade é uma doença e todos precisam saber. As pessoas com obesidade precisam ser acolhidas e tratadas, esse é o grande objetivo”.

Ações da SES-TO

A SES-TO está desenvolvendo a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade (LCSO) do Tocantins, que tem o objetivo de oficializar e padronizar protocolos, fluxos, normas, rotinas e caracterização do serviço. Para estabelecer e definir as atribuições entre os diversos atores dos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde com suas referências e contra referências.

A SES-TO também é responsável pela implementação e monitoramento dos indicadores da Estratégia Nacional para a Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).

O Proteja contempla um conjunto de ações essenciais e complementares que, reunidas e implementadas, poderão apoiar a reversão do cenário de obesidade infantil no Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.