Mutirões

Mais de 80 pessoas realizam cirurgias em 7 cidades durante feriado prolongado no Tocantins

Os procedimentos foram realizados por meio do Opera Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

12/06/2023 15h11 - Atualizado há 10 meses
Realização de cirurgia

Durante o feriado prolongado, que ocorreu entre quinta-feira (08) e domingo (11), o Governo do Tocantins beneficiou 81 tocantinenses que aguardavam cirurgias eletivas na fila da Central Estadual de Regulação. 

Os procedimentos foram realizados por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, que incentiva as equipes multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a produzirem fora dos horários de plantões. 

As cirurgias ocorreram nas unidades hospitalares geridas pela SES-TO, nas cidades de Alvorada, Miracema, Guaraí, Porto Nacional, Arapoema, Palmas e Augustinópolis.

“Enquanto alguns descansavam, nossas equipes estavam beneficiando tocantinenses de norte a sul do nosso Estado. Isso mostra o comprometimento de nossos profissionais em dar celeridade ao atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde no Tocantins”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

Dados do Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera por Cirurgias Eletivas (SIGLE) apontam que, em 2023, o Governo do Tocantins já realizou 6.801 procedimentos. Desde outubro de 2021, foram 18.681 pessoas contempladas em todo o Estado. 

A tocantinense Simone Oliveira, moradora de Porto Alegre do Tocantins, realizou neste final de semana o procedimento cirúrgico que aguardava. “Há 10 anos eu consultei e o médico disse que eu precisava retirar um linfoma. Fiz o processo todo de exames e fiquei aguardando. Depois de um tempo eles me ligaram, mas eu estava grávida e não pude fazer. Depois que passou o período de resguardo e eu já estava apta a fazer a cirurgias, veio a pandemia, quando suspenderam tudo e eu fiquei aguardando. Graças a Deus, ano passado voltei a mexer com a papelada e hoje estou aqui, atendida, realizando minha cirurgia”, afirmou.  

A paciente Marinete Aires, moradora do distrito de Buritirana, em Palmas, também realizou procedimento, no Hospital Geral de Palmas, e relata que “eu fui muito bem atendida, todos os profissionais me trataram muito bem, uma ótima equipe. Na verdade esta já é a minha quarta cirurgia aqui, desde que iniciei o tratamento para reparar as sequelas da hanseníase. Fui dada como inválida e hoje já consigo andar e estou cada dia melhor das dores que sinto nos nervos”. 

Procedimentos realizados

Entre a quinta-feira (08) e o domingo (11), foram realizados 81 procedimentos eletivos, sendo: cinco no Hospital Regional de Alvorada; 12 no Hospital Regional de Miracema; 18 no Hospital Regional de Guaraí; 10 no Hospital Regional de Porto Nacional; 12 no Hospital Regional de Arapoema; 10 no Hospital Regional de Augustinópolis e 14 no Hospital Geral de Palmas. 

Panorama nacional

Dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados no início de junho, mostram que o tamanho da fila de espera por cirurgias eletivas do Brasil é de 1.082.795 de pessoas. Neste contexto, o Tocantins figura como o terceiro estado da federação com  a menor fila, com pouco mais de quatro mil pessoas, ficando atrás apenas de Rondônia, com 1.001 e Roraima com 3.490. 

Para atender a demanda reprimida, o Governo do Tocantins tem, desde 2022, convênios com municípios e contratos com hospitais privados, custeados pelo Tesouro Estadual. Um investimento de mais de R$ 10 milhões em 2022.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.