Saúde pública

Março termina com 1.180 cirurgias eletivas realizadas na rede pública de saúde do Tocantins

Desde outubro de 2021, foram realizados 15.056 procedimentos.

Por Redação
Comentários (0)

04/04/2023 11h23 - Atualizado há 1 ano
Cirurgia eletiva sendo realizada em uma unidade hospitalar no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) finalizou o mês de março com mais um balanço positivo na realização de cirurgias eletivas. Conforme a pasta, o compromisso é de atender a população tocantinense usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma célere e com a qualidade que merece.

Os dados da Central Estadual da Regulação (CER), atualizados em 03 de abril, mostram que no último mês foram realizados 1.180 procedimentos, totalizando 3.263 nos três primeiros meses de 2023 (1.054 em fevereiro e 1.029 em janeiro).

As cirurgias eletivas estão sendo realizadas em todo o Estado, tanto nas unidades hospitalares geridas pela SES-TO, quanto nos hospitais municipais conveniados e nos particulares contratados.

Temos trabalhado com três frentes de atendimentos para que a população seja beneficiada o mais rápido possível com a cirurgia que precisa. Temos contado com o envolvimento de todas as nossas equipes e reafirmamos nosso compromisso de seguirmos com os incentivos para ampliar ainda mais o número de procedimentos”, afirmou o secretário da Saúde, Afonso Piva de Santana.

Quem atende diretamente o paciente nesse processo relata a alegria em poder melhorar a vida de quem tanto espera, graças ao incentivo mencionado pelo gestor. “Esse apoio que estamos tendo da Secretaria, por meio dos materiais e insumos que precisamos, tem sido de suma importância no atendimento ao paciente, que recebe a solução do problema e melhora da qualidade de vida”, disse o coordenador da área de cirurgia geral do Hospital Regional de Miracema do Tocantins, Diogo Paulo Severo.

Para quem é beneficiado, a satisfação é ainda maior, como conta a paciente Eva Pereira, de 54 anos. “Sou moradora de Araguatins e há certo tempo esperava por essa cirurgia de mastologia. No Hospital Regional de Augustinópolis fui bem atendida e não tenho o que reclamar, pois tudo me deixou bem satisfeita. Esta cirurgia me deu outra vida!”, expressou.

Foi uma felicidade poder receber todo o atendimento de forma rápida no Hospital Regional de Miracema. Em dois meses consegui a consulta e agora no dia 29 de março consegui a minha cirurgia de colecistectomia. Só tenho a agradecer ao trabalho realizado por meio do SUS no Tocantins”, disse Milton Ferreira, morador de Aparecida do Rio Negro.

Cirurgias eletivas

Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já tirou 15.056 pessoas, que aguardavam por uma cirurgia, na fila da Central Estadual de Regulação. Destas, 1.176 foram atendidas ainda em 2021, 10.617 em 2022 e 3.263 em 2023.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.