Em Paraíso do Tocantins

Médico é indiciado por omissão de socorro após morte de idoso na calçada de hospital

O paciente havia sofrido acidente de moto e demorou ser atendido.

Por Redação 1.250
Comentários (0)

11/06/2021 11h41 - Atualizado há 2 anos
Idoso morreu deitado na área externa do hospital que estava em reforma

Um médico que atua no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de omissão de socorro que resultou na morte do idoso Raimundo dos Santos Araújo, 66 anos, ocorrida no dia 21 de novembro de 2020, na área externa da unidade de saúde.

O paciente havia sido levado ao hospital por uma ambulância do município Lagoa da Confusão após sofrer um acidente de moto, mas demorou a ser atendido e acabou saindo da sala de espera. Ele só foi encontrado 12 horas depois, sem vida, em uma ala que passava por reformas.

O laudo da perícia aponta que ele morreu devido a um “choque hemorrágico causado por lesão renal esquerda”. Na época a Secretaria de Estado da Saúde(SES) informou que o ele passou pela triagem e aguardava para ser atendido. Só que ele teria saído da sala de espera e não foi encontrado quando o médico chamou.

As investigações foram conduzidas pela 61ª Delegacia de Paraíso do Tocantins e foram ouvidas 13 testemunhas.

Um porteiro contou que o idoso chegou sentindo muitas dores, passou pela triagem, foi levado para o consultório em uma cadeira de rodas e deitado em uma maca. Depois o médico plantonista teria chegado ao consultório e mandou que o homem fosse retirado para aguardar ser chamado.

O médico também foi ouvido pela polícia e afirmou que não estava no consultório quando o paciente foi encaminhado e na hora da chamada o idoso não apareceu.

Uma técnica de enfermagem confirmou a versão de que o plantonista pediu para o paciente ser retirado do consultório. Isso teria ocorrido porque ele estava em uma videoconferência com outro profissional.

O delegado Hélio Humberto aponta no inquérito que o idoso teria saído da sala de espera porque estava sentindo muitas dores e não conseguia ficar sentado. Por isso foi procurar um local para se deitar.

"Com base nos elementos disponíveis descritos na peça acusatória, e tendo em vista a atitude do médico em não atender o paciente na hora que estava em seu consultório, indicio o médico [....] pelo crime de omissão de socorro", finaliza o inquérito.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.