Agricultura

Para controle da ferrugem asiática, Tocantins decreta vazio sanitário da soja a partir de 1º de julho

Neste período é proibido a manutenção de plantas vivas de soja no campo.

Por Redação
Comentários (0)

28/06/2023 08h56 - Atualizado há 9 meses
Vazio sanitário da soja começa no dia 1º de julho.

Os sojicultores tocantinenses devem ficar atentos para o início do período do vazio sanitário que começa no dia 1º de julho e segue até 30 de setembro. A medida é uma importante ferramenta de prevenção e controle da ferrugem asiática, principal praga que ataca a cultura da soja. Durante o vazio sanitário, fica proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas da oleaginosa em lavouras de sequeiro.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), durante o período do vazio sanitário serão realizadas ações de monitoramento e fiscalização no campo, a fim de garantir que não haja plantas vivas de soja dentro do período proibitivo.

A Adapec realizará um trabalho de fiscalização nas propriedades produtoras de soja neste período, e por isso, alertamos os produtores que, a responsabilidade pela eliminação de todas as plantas vivas de soja voluntárias ou não, é exclusivamente deles ou dos ocupantes da área e havendo a presença de plantas vivas no campo são obrigados a eliminá-las por meio químico ou mecânico e a não eliminação estará sujeito a sanções previstas em lei,” explicou o responsável técnico do Programa Estadual de Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

Plantio nas planícies tropicais

De acordo com a legislação, fica autorizado durante o período proibitivo do vazio sanitário, apenas o cultivo excepcional de soja para fins de pesquisa, produção de soja sementes e sementes  para uso próprio  nas planícies tropicais, sob sistema de subirrigação, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Santa Rita, Formoso do Araguaia e Cristalândia.

Dados

Nesta safra 2022/2023 a área plantada foi de 1,245 milhões ha nas áreas de sequeiro, foram cadastradas junto a Adapec, 2416 propriedades com cultivo de soja no Tocantins. Ferrugem Asiática da Soja é a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de controle da praga.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.