São Salvador do Tocantins

Ministério Público desiste de ação contra advogado municipalista após atuação da OAB

Promotoria de Justiça pedia a devolução de valores pagos ao advogado.

Por Redação 1.556
Comentários (0)

27/04/2022 15h10 - Atualizado há 1 ano
Fórum da Comarca de Palmeirópolis

O juízo da Comarca de Palmeirópolis (TO) negou uma liminar requerida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que pedia a devolução de valores pagos pela Prefeitura de São Salvador ao advogado do município, sob a alegação de que não obedecia ao valor mínimo da tabela de honorários estabelecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de apontar supostas irregularidades na contratação.

A decisão ressalta que “a tabela de honorários advocatícios tem como fundamento de existência a necessidade de fixar e uniformizar os valores mínimos de honorários cobrados pela advocacia, sendo dever ético do advogado evitar o aviltamento de valores dos serviços profissionais, não os fixando de forma irrisória ou inferior ao mínimo fixado pela Tabela de Honorários”.

Sobre a falta de licitação para a prestação do serviço, a decisão aponta que não existe "discussão acerca da legalidade da contratação, inclusive sob a modalidade de inexigibilidade de licitação, o que, também, encontra-se pacificado no mundo jurídico após a edição da Lei nº 14.039/2020, que inseriu o art. 3º-A na Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da OAB)”.

“A Ordem está ao lado da advocacia, da preservação da sua dignidade, da sua liberdade e da sua valorização profissional”, destacou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga. 

De acordo com a procuradora-geral de prerrogativas da OAB/TO, Aurideia Loiola, qualquer violação de prerrogativas será defendida pontualmente pela Ordem. “Estamos diante de uma tentativa grave de violação das prerrogativas, que é impedir que o profissional exerça suas atribuições com remunerações legais que lhe são garantidas. Vamos priorizar sempre a defesa da nossa advocacia”, destacou Aurideia.

"Essa causa é de toda advocacia, tenho dito. Nosso Presidente agiu de forma cirúrgica. A comissão municipalista se empenhou para conceder todo apoio técnico e moral ao colega Advogado. A decisão reflete seriedade e respeito à nossa classe. Sem sombra de dúvidas, o Magistrado, de forma técnica e ponderada, reconheceu um direito que há muito nos custa caro. A Advocacia Municipalista Tocantinense está de parabéns!", disse o Presidente da comissão de direito Municipalista, Renan Albernaz.

Nova Manifestação

Após o indeferimento da liminar, o MPTO se manifestou, nesta quarta-feira (27), pela desistência da ação em desfavor do advogado. A promotoria entendeu que não há como sustentar a prática de ato de improbidade por suposta dilapidação do patrimônio público, especialmente pela ausência de dolo por parte do advogado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.