Rio Araguaia

Ministro autoriza início da construção da ponte entre Xambioá e São Geraldo do Araguaia

DNIT já anunciou que vai iniciar as obras em breve.

Por Redação 3.619
Comentários (0)

03/04/2020 14h06 - Atualizado há 4 anos
Ponte entre Xambioá e São Geraldo (PA)

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas assinou, nesta quinta-feira (2), a ordem de serviço para início da construção da ponte sobre o rio Araguaia, na BR-153 - divisa entre Tocantins e Pará, que vai interligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA).

O anúncio foi feito pelo ministro via Twitter. "Nova ponte ligando Tocantins e Pará. Assinamos hoje a ordem de serviço para finalmente começarmos a construção da ponte sobre o rio Araguaia que vai ligar TO e PA, na BR-153. Cronograma de obras públicas do Governo Jair Bolsonaro avançando", postou.

Logo em seguida, o governador Mauro Carlesse (DEM) repercutiu a postagem do ministro. "Mais um pleito nosso atendido pelo Governo Federal. Essa é uma das obras que compõe o plano de obras estruturantes que o Tocantins precisa", escreveu.

ENTENDA

O projeto da ponte estava parado devido a uma disputa judicial, mas o DNIT obteve decisão favorável para iniciar os serviços. A ponte é uma demanda antiga da população dos dois estados. A estrutura contará com 1.720 metros de extensão e será a maior ponte do estado do Tocantins.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 157 milhões e a previsão de entrega é em setembro de 2022.

Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar o rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.

A BR-153 é um importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia.

A construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.

Canteiro de obras da ponte de Xambioá (TO)
ASSUNTOS ponte xambioá dnit

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.