Luto

Morre desembargador aposentado do Tocantins José Maria das Neves, 1º presidente do TRE/TO

Ele foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO) de 1993 a 1995.

Por Redação 5.823
Comentários (0)

22/10/2019 19h08 - Atualizado há 4 anos
Desembargador aposentado do TJTO, José Maria das Neves

Faleceu nesta terça-feira (22) o desembargador aposentado José Maria das Neves, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), aos 79 anos, em Brasília. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

Conforme o TJTO, os procedimentos relacionados ao velório e ao sepultamento ainda estão sendo decididos pela família.

José Maria das Neves ingressou na magistratura no ano de 1981, ainda no Estado de Goiás, e atuou por mais de 30 anos. Em 1989 foi nomeado no TJTO, onde se aposentou em abril de 2010. "É chegada a hora de me despedir. Deixo essa Corte com a certeza de dever cumprido", disse ao se despedir.

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e a OAB Tocantins lamentaram a morte do desembargador. Ele era pai do advogado Marcelo Neves, do juiz Paulo César das Neves, diretor do Foro da Comarca de Goiânia, e também de Adriano Neves, Ana Caroline das Neves e Vitor Neves.

Natural de Minas Gerais, nascido na cidade Tupaciguara, José Maria das Neves foi o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003. O desembargador exerceu também os cargos de corregedor-geral da Justiça do Estado e de vice-presidente/corregedor do TRE-TO. No período de 1993 a 1995, assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO).

Durante sua trajetória, ele atuou como juiz nas Comarcas de Paranã Araguatins, Araguaína, Xambioá e Filadélfia.

Notas de pesar

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) comunica, com extrema consternação, o falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, nesta terça-feira (22/10), em Brasília. Informa também que os procedimentos relacionados ao velório e ao sepultamento ainda estão sendo decididos pela família e serão informados em breve. Nascido em Tupaciguara (MG), em 23 de abril de 1940, José Maria das Neves foi nomeado desembargador do TJTO pelo decreto governamental, nº 54, de 5 de janeiro de 1989, sendo eleito presidente da Corte Judiciária tocantinense no dia 1º de fevereiro de 1993. Sua gestão foi marcada por investimento em tecnologia que permitiu a informatização dos processos em trâmite no Tribunal. Foi ainda o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Neste momento de grande tristeza, o Tribunal externa seu pesar e roga a Deus conforto aos corações dos familiares e amigos.

Comunicação TJTO

_____________________

Lamentamos o falecimento do desembargador José Maria das Neves, ocorrido nesta terça-feira, 22.  José Maria tornou-se um baluarte protetor da Carta Magna da Constituição Brasileira, dentro do Tocantins.

Suas ideias e inovações, ainda nos idos de 1993 contribuíram de formas relevantes para os avanços da justiça tocantinense da atualidade. 

Pelo desbravamento e serviços prestados ao Estado, rendemos a nossa homenagem  a esse grande jurista, e  pedimos a Deus o acolhimento necessário ao seu espírito, rogando ainda àqueles que ficaram,  bençãos infinitas neste momento de dor e perda irreparáveis.

Deputada Federal Dulce Miranda e Marcelo Miranda

______________________

A Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Tocantins - AUDIFISCO e o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins - SINDARE, por seu presidente e demais filiados, lamentam o falecimento do desembargador aposentado Dr. José Maria das Neves, que deixa um legado de serviços prestados ao judiciário e ao estado do Tocantins, como um todo, externam votos de conforto, resignação e solidariedade a toda os familiares e amigos. 

Que Deus Pai em sua infinita bondade o receba na morada eterna!

Jorge Couto
Presidente da AUDIFISCO e do SINDARE

_______________________

Manifesto meus sentimentos de pesar pelo falecimento do desembargador José Maria das Neves. A magistratura tocantinense muito deve ao trabalho deste homem, que veio do estado Goiás, com divisão e criação do Tocantins, quando ainda era juiz de direito, optando pelo Tocantins para prestar seus relevantes serviços no Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TER-TO).

José Maria deixa uma contribuição imensurável para o poder judiciário tocantinense, destacando-se pela implantação da informatização dos processos judiciais no âmbito do judiciário, colaborando assim, para o fortalecimento da magistratura no Estado, dentre tantos outros benefícios.

Neste momento de dor e consternação, solidarizo-me aos seus familiares e amigos. Descanse em paz, José Maria das Neves.

Valdemar Júnior - Deputado Estadual

________________________

Recebi com tristeza a informação do falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, ocorrido nesta terça-feira, 22. 

Membro histórico do Tribunal de Justiça do Tocantins, o desembargador José Maria das Neves deixa um legado exemplar e ensinamentos jurídicos que serão seguidos por gerações. 

Neste momento de extrema consternação, rogo a Deus em minhas orações que conforte os corações dos familiares e amigos.

Mauro Carlesse - Governador do Estado do Tocantins

________________________

É com  profunda  tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Desembargador aposentado, José Maria das Neves, ocorrido na tarde desta terça feira,22, em Brasília. Jurista honrado nos deixa um legado de referência em todas as atividades exercidas em favor da consolidação da justiça no Estado do Tocantins.

Dentre suas contribuições ao Estado,  o desembargador aposentado foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003, exerceu  os cargos de Corregedor-Geral da Justiça do Estado e Vice-Presidente/Corregedor do TRE-TO e também esteve no comando do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Nesse momento de dor me solidarizo com a família rogando a Deus que  conforte o coração de todos.

Walter Nunes Viana Junior

Superintendente do Procon Tocantins

__________________________

Lamento profundamente o falecimento, aos 79 anos, do desembargador aposentado José Maria das Neves ocorrido nesta terça-feira, 22, em Brasília.  

Pioneiro do Estado, o Desembargador foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, deixa seu exemplo de homem público, com sua vida dedicada à magistratura e à Justiça. Estendemos à família e amigos nossos votos de pesar. Que Deus conforte e dê forças neste momento tão doloroso.

Wanderlei Barbosa

Vice-governador do Tocantins

___________________________


É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado Do Tocantins (TJ-TO), José Maria das Neves. Homem de grandes feitos na magistratura e pioneiro do judiciário tocantinense, deixa entre os vários legados, a inovação e modernização por meio da informatização dos processos no TJ-TO, iniciada em sob sua gestão. Rogamos à Deus para que familiares e amigos sejam confortados neste momento de dor.

Rogério Ramos
Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Tocantins
Secretário Municipal de Finanças e Vice-Presidente do Conselho Federal de Administração 

____________________________

A Casa Civil do Estado do Tocantins lamenta o falecimento de José Maria das Neves, ocorrido na tarde dessa terça-feira, 22 de outubro de 2019.

Pai de família exemplar e homem íntegro, compôs a magistratura goiana em 1981, em Paranã, desempenhando ainda suas funções nas comarcas de Araguatins, Araguaína, Xambioá e Filadélfia, chegando a Desembargador em 1989, a Presidente do Tribunal de Justiça em 1993 e a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, por três vezes, em 1989, 1997 e 2003.

Especialmente, no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, em exímia trajetória, ressentiu de saudades os colegas servidores públicos quando de sua aposentadoria no ano de 2010. Agora, neste momento de profundo pesar, acomete de ausência familiares e amigos, aos quais estendemos nossas sinceras condolências.  

Rolf Costa Vidal

Secretário-Chefe da Casa Civil

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.