Araguaína

Movimentação policial no entorno do Presídio Barra da Grota assusta moradores; entenda

A última rebelião na Unidade Penal ocorreu em 2018.

Por Márcia Costa 3.849
Comentários (0)

31/03/2021 16h35 - Atualizado há 3 anos
Movimentação de viaturas e helicóptero ocorreu próximo ao presídio

Moradores ficaram assustados com uma intensa movimentação policial próximo ao Presídio Barra da Grota, em Araguaína, na tarde desta quarta-feira (31). Alguns imaginavam que seria uma rebelião.

"Rebelião mesmo, olha os caras chegando! A força-tarefa. Rebelião no Barra da Grota, helicóptero, Polícia Federal", disse um morador em um vídeo mostrando o comboio da polícia.

No entanto, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) descartou qualquer princípio de motim ou rebelião no presídio. "A Seciju esclarece que as imagens do vídeo feitas pelo morador com a informação de uma suposta rebelião na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, não procedem", afirmou em nota ao AF Notícias.

Na verdade, a movimentação de veículos do Sistema Penal e de outras forças policiais no entorno do presídio seria um procedimento de rotina e protocolo de segurança do estabelecimento penal.

VÍDEO GRAVADO PELO MORADOR

Vídeo

REBELIÃO DE 2018

A última rebelião registrada no Presídio Barra da Grota ocorreu no dia 02 de outubro de 2018. Na época, vários detentos fugiram e fizeram reféns uma professora e o chefe de plantão da unidade, além de outros servidores. Alguns saíram feridos a tiros, mas todos foram libertados com vida.

Ao todo, 18 presos fugiram, porém, 10 morreram em confronto com as forças policiais. Moradores presenciaram a fuga dos presos que saíram pela porta da frente da unidade e percorreram as ruas do setor até fugirem pela mata.

NOTA DA SECIJU

"A Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, informa que não há princípio de motim ou rebelião em nenhuma de suas unidades prisionais do Tocantins.

A Seciju esclarece que as imagens do vídeo que circula na internet na tarde desta quinta-feira (31), com a informação de uma suposta rebelião na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, não procedem. O material mostra a movimentação de veículos do Sistema Penal e de outras forças policiais no entorno da Unidade e trata-se de um procedimento de rotina e protocolo de segurança na execução da pena, que visa a segurança do estabelecimento penal".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.