Regional de Dianópolis

MPE denuncia nove servidores públicos por descarte irregular de lixo hospitalar

O lixo hospitalar estava sendo armazenado junto com o lixo comum para facilitar seu descarte.

Por Redação 780
Comentários (0)

07/03/2019 17h56 - Atualizado há 5 anos
Lixo descartado irregularmente

O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia criminal contra nove funcionários do Hospital Regional de Dianópolis pelo armazenamento e descarte incorreto de lixo hospitalar.

De acordo com a denúncia, o lixo hospitalar do Hospital Regional de Dianópolis estava sendo armazenado de forma incorreta, junto com o lixo comum, para facilitar seu descarte. O problema começou após o Governo rescindir o contrato com a Sancil, empresa responsável pela coleta externa dos resíduos hospitalares, conforme o MPE. 

Segundo o órgão, essa situação contribuiu para o acúmulo de lixo hospitalar, já que os tambores responsáveis pelo armazenamento desse tipo de resíduo tinham atingido sua capacidade máxima.

Dessa forma, lixo hospitalar e comum passaram a ser armazenados juntos em área no hospital, destinada exclusivamente ao lixo comum, que é acondicionado em sacos de cor preta.

A investigação começou após denúncia recebida pela polícia sobre o descarte irregular. A polícia flagrou o caminhão coletor de lixo, contratado pela Prefeitura de Dianópolis para o recolhimento de lixo comum, descartando rejeito hospitalar no lixão da cidade.

O MPE solicitou a condenação dos denunciados com base no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de reclusão ou detenção, além de multa, no caso de armazenamento de produto ou substância tóxica, perigosa à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas.

Além disso, solicitou ao Instituto Nacional de Identificação (INI) e à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) os antecedentes criminais dos denunciados. 

(Paulo Teodoro - MPE)

Lixo hospitalar
Nove servidores denunciados

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.