Geração de renda

MPT lança projeto de qualificação em quilombo no Tocantins com bolsa de R$ 500

No lançamento, serão oferecidos gratuitamente 100 exames Papanicolau e 100 de próstata.

Por Redação 591
Comentários (0)

11/04/2019 17h06 - Atualizado há 5 anos
MPT em Araguaína

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Araguaína lança na manhã da próxima terça-feira (16) o Projeto Ubuntu, realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar-TO).

Voltado para a qualificação teórica e prática da população da comunidade quilombola do Grotão, no município de Filadélfia, o projeto vai capacitar todas as 19 famílias residentes no Quilombo para a produção cooperada de horticultura, avicultura, piscicultura e produção de mandioca, além de realizar a inserção dos produtos produzidos pela comunidade no mercado local, como meio de geração de renda e inclusão social.

Durante os primeiros 11 meses, cada família vai receber bolsa de R$ 500. Após a conclusão da qualificação, os quilombolas vão receber certificados de conclusão dos cursos. O projeto tem duração total de dois anos.

De acordo com a procuradora Cecília Amália Cunha Santos, coordenadora do Ubuntu, a vulnerabilidade social da comunidade quilombola do Grotão, localizada no interior do Tocantins, é acentuada por sua fragilidade econômica, de modo que a pouca produção, realizada coletivamente no local, limita-se ao atendimento parcial da deficitária alimentação das famílias ali residentes.

Para auferir minimamente a renda, parte da comunidade é sujeitada a relações de trabalho precárias. Por essa razão, a qualificação técnica da comunidade e a mobilização de meios para produção de maior diversidade e quantidade de gêneros alimentícios para disponibilização no mercado de consumo local possibilita o alcance de uma maior rentabilidade à comunidade, seja mediante o empreendedorismo cooperativo ou mediante a alocação de trabalhadores no mercado formal, além de auxiliar no fortalecimento da identidade e da imagem das famílias componentes da comunidade quilombola no seio social”, explica a procuradora.

No lançamento do evento, haverá realização gratuita de 100 exames Papanicolau (PCCU) e de 100 exames de próstata (PSA) gratuitos para a comunidade e vizinhança. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do Projeto Ubunto – Produção Agroecológica e Comunitária no Quilombo do Grotão.

Data: 16 de abril, às 9h

Local: Comunidade Quilombola do Grotão, em Filadélfia (TO).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.