Naesf

Ministério Público cria núcleo de combate à sonegação fiscal e crimes tributários no Tocantins

O núcleo terá atribuições de natureza administrativa, cível e criminal.

Por Redação
Comentários (0)

05/03/2020 08h35 - Atualizado há 4 anos
Ministério Público do Tocantins

A procuradora-geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira assinou, nesta terça-feira (02), um ato que institui o Núcleo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (Naesf).

O núcleo busca dinamizar as ações do Ministério Público do Tocantins (MPTO) na prevenção e repressão dos crimes que atentam contra a ordem tributária e econômica em âmbito estadual.

A procuradora-geral afirmou que o Naesf vai atuar na fiscalização da gestão fiscal, zelando pela probidade da administração pública fazendária. “O pleno funcionamento do sistema tributário garante uma boa arrecadação fiscal e isso afeta positivamente o financiamento das políticas públicas, dos serviços e das obras em benefício do cidadão”, disse.

Segundo ela, a criação de estruturas especializadas dentro do MP para combater a sonegação fiscal e os crimes contra a ordem tributária segue orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que incentiva a instituição de programas contra a corrupção no âmbito ministerial.

Maria Cotinha cita outras unidades que já dispõem desse tipo de atuação, como o Ministério Púbico do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Ceará, de Alagoas e de Pernambuco.

O Naesf terá atribuições de natureza administrativa, cível e criminal, podendo instaurar procedimentos e propor ações e medidas judiciais e extrajudiciais. O núcleo será coordenado pelo promotor de Justiça Juan Rodrigo Carneiro Aguirre e integrado por outros dois membros designados pela Procuradoria-Geral da Justiça, sem prejuízo das atribuições originárias.

Está prevista, dentro da estrutura do Naesf, a formação de um banco de dados e informações, com a parceria de órgãos públicos estaduais e municipais, para subsidiar a atuação do MPTO nas investigações de fraudes fiscais e na propositura de ações judiciais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.