Inquérito

MPTO investiga doação de área verde para construção da futura sede da OAB em Araguaína

Fato curioso é que o MPTO também recebeu a doação de uma área para construção da nova sede.

Por Agnaldo Araujo 721
Comentários (0)

31/10/2019 08h50 - Atualizado há 4 anos
Atual sede da OAB em Araguaína

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou um inquérito para investigar possíveis irregularidades ambientais e urbanísticas decorrentes da doação de uma área para construção da nova sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Araguaína.

Fato curioso é que o MPTO também foi beneficiado com a doação de uma área pública localizada no Setor Jardim Santa Helena, em Araguaína, avaliada em R$ 900 mil para implantação da nova sede do órgão, tendo como contrapartida a construção de uma praça pública e estacionamento no local.

A área doada pela prefeitura à OAB através da Lei Municipal nº 1.549/95 fica localizada no Setor Urbanístico, tem 3.383,48m² e funciona como uma praça para a comunidade. Já a desafetação (quando um bem público passa para domínio privado) foi autorizada pela Lei Municipal nº 2.636/2009.

Ocorre que, segundo o MPTO, há indicativo de que o ato de doação ocorreu antes mesmo da desafetação da área e que não há informações acerca da compensação realizada pelo Município de Araguaína com a supressão da área verde e de convivência comunitária. 

Ainda segundo o MPTO, os moradores plantaram árvores no local durante 20 anos e não há outra praça disponível no bairro. 

As diretrizes gerais da política urbana estabelecidas pela Lei 10.257/2001 asseguram o direito às cidades sustentáveis e à ordenação e controle do uso do solo para evitar a utilização inadequada dos imóveis urbanos”, disse o MPTO.

À OAB de Araguaína, o órgão recomendou que a entidade se abstenha de iniciar a construção da nova sede até a solução da investigação. Já ao município de Araguaína foi solicitada a não autorização da obra.  

E para tentar esclarecer ainda mais o caso, o órgão ainda solicitou ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) a elaboração de parecer técnico apontando se existem áreas semelhantes no bairro e se tais áreas cumprem com o percentual exigido de área verde e estão adequados à correta ordenação urbanística.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.