Criação ilegal

MPTO recomenda apreensão de todas as galinhas e outros animais na 3ª maior cidade do Tocantins

O Código de Posturas proíbe a criação e manutenção de quaisquer animais na zona urbana.

Por Agnaldo Araujo 24.238
Comentários (0)

06/12/2019 15h20 - Atualizado há 4 anos
Galinhas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) teme que a criação indevida de galinhas e outros animais na zona urbana de Gurupi, terceira maior cidade do Estado, possa expor a população a diversas doenças, dentre elas a leishmaniose visceral e o calazar.

Com o objetivo de evitar graves problemas de saúde pública, o órgão instaurou um inquérito e já determinou ao coordenador do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) da cidade a apreensão de todos os animais criados indevidamente na zona urbana.

Segundo o Ministério Público, ofício encaminhado pelo CCZ já confirmou casos de criação de galinhas na área urbana do Município, em contrariedade ao disposto nos artigos 14 e 15 da Lei Municipal nº 1.295/99. Isso, conforme o MP, pode expor a população a diversas doenças infectocontagiosas.

Além disso, o Código de Posturas do Município de Gurupi (artigo 108, da Lei nº 1.086/94) proíbe a criação e manutenção de quaisquer animais na zona urbana, exceto os domésticos, pássaros canoros ou ornamentais e os mantidos em zoológicos e outros locais devidamente licenciados.

No inquérito, o MPTO determinou o envio de recomendação ao coordenador do Núcleo do Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi para que ele adote providências imediatas a fim de apreender as galinhas e outros animais criados indevidamente na zona urbana da cidade, tudo nos termos da legislação local aplicada ao caso concreto.

O caso tramita na 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.