Alexandre Abdalla

Ex-prefeito terá que pagar construção de praça por causar prejuízo aos cofres públicos

A sentença já transitou em julgado.

Por Redação 1.317
Comentários (0)

10/02/2022 16h51 - Atualizado há 2 anos
Alexandre Abdalla

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requereu a imediata aplicação de pena ao ex-prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, condenado em segunda instância a ressarcir os cofres públicos por irregularidades na alienação de área pública no município. 

A ação de 2016 apontou que o ex-prefeito realizou a desafetação de uma área pública que era destinada a uma praça com o objetivo de permutar com imóveis particulares nos arredores da cidade. Para isso, o gestor da época se amparou em leis municipais.

Conforme consta na ação, as leis municipais 1.891/2010 e 2.061/2012 permitiram a permuta de áreas institucionais ainda não ocupadas, contrariando o dispositivo expresso da Lei Orgânica Municipal (artigo 19, parágrafo 4º), que proíbe a alienação de áreas verdes e institucionais, inclusive por doação.

Para a Promotora de Justiça Maria Juliana do Carmo, a irregularidade causou danos ao patrimônio público urbanístico.

O ex-gestor chegou a recorrer, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não acolheu o recurso e confirmou a condenação. 

Com o trânsito em julgado, a promotora de Justiça Maria Juliana Naves do Carmo iniciou o processo de cumprimento de sentença que visa reparar o dano causado.

Para isso, foi solicitado ao Tribunal de Justiça que determine um oficial avaliador para apurar o valor da área desafetada, onde seria a praça. Após isso, a quantia definida será utilizada para construir uma praça nas imediações do antigo terreno público.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.