'Jeito de Mulher'

Mulheres de Araguaína são certificadas no curso de eletricista: 'já estou fazendo alguns bicos'

Projeto já certificou 126 mulheres no Tocantins.

Por Redação 856
Comentários (0)

13/03/2020 08h55 - Atualizado há 4 anos
Certificação em Araguaína

Mais 11 mulheres foram certificadas nesta quinta-feira (12), em Araguaína, no curso de Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais. Somadas a elas, já são 126 alunas formadas na segunda etapa do Projeto Jeito de Mulher. A ação tem o objetivo de qualificar o público feminino para áreas do mercado tradicionalmente ocupada por homens.

Na primeira etapa foram beneficiadas 210 mulheres e com a segunda etapa, iniciada em janeiro deste ano, o objetivo é atender mais 225, preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.

O diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine), José Alberto Guimarães, esteve presente no Sine de Araguaína para entregar os certificados e declarou: “As mulheres têm capacidade para trabalhar onde elas quiserem e por meio desse projeto o Governo visa minimizar as desigualdades de oportunidades promovendo sua inclusão profissional e social”.

A aluna Sandy Gomes se surpreendeu com o curso e já faz planos com os conhecimentos adquiridos. “As aulas foram muito produtivas e conseguimos aprender inúmeras coisas, apesar do pouco tempo. Pretendo continuar praticando em casa e já estou fazendo alguns bicos (prestação de serviços). Acredito que em breve já terei experiência suficiente para entrar no mercado de trabalho”, disse.

Quem também planeja continuar praticando o que aprendeu é a aluna Delma Ferreira. “No início eu achava a profissão muito arriscada, mas com as aulas e a prática fui ganhando confiança e agora acredito que estou apta para desenvolver a função. Vou continuar praticando em casa e buscando uma oportunidade de trabalho”, planeja.

Para fechar o ciclo de aprendizagem das alunas do projeto, o Governo do Estado está buscando parcerias com empresas do ramo para que ofereçam estágios. Os interessados em Araguaína podem entrar em contato com o Sine pelo telefone (63) 3414-3634.

Nesta sexta-feira (13) acontece a entrega de certificados do curso Derivados do Leite em Araguatins, na unidade do Sine localizada na rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.

Sobre o Projeto Jeito de Mulher

O projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins, por meio da  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sine. Ao final serão atendidas 435 mulheres.

Os cursos da segunda etapa estão sendo ofertados nos oito municípios onde o Sine tem postos, sendo em Araguatins - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Dianópolis - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas); Guaraí - Produção de Derivados de Leite (80 horas); Gurupi - Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Palmas – Mecânica de Injeção Eletrônica (160 horas); Paraíso do Tocantins - Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas).

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas são contempladas com todo o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para as disciplinas práticas, além de alimentação e vales-transportes diários.

Aluna Sandy Gomes (no centro)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.