Mulher que inspira!

Empresa de saneamento, BRK anuncia meta de ter 40% de mulheres em cargos de liderança

Conheça exemplo de mulheres que transformam vidas por meio do saneamento.

Por Redação
Comentários (0)

08/03/2023 09h18 - Atualizado há 1 ano
Mulheres profissionais trabalhando no saneamento básico.

Promover o acesso a água tratada, coleta e tratamento de esgoto faz parte do compromisso da BRK. E, ao longo de todo esse processo existem mulheres que atuam para garantir que os tocantinenses tenham acesso aos serviços, melhorando assim a qualidade de vida deles e transformando realidades.

É o caso da Marly de Sousa Doura, atualmente encanadora da BRK – responsável por realizar manutenções no sistema de abastecimento de água na cidade de Palmas.

A encanadora que antes trabalhava como diarista, ingressou na companhia após sua formatura como encanadora, ação também promovida pela BRK em 2022, em parceria com o SENAI, com objetivo de desenvolver e incluir mulheres no mercado de trabalho.

Atuar na BRK me mostra todos os dias o quanto o saneamento é importante para a população e como tarefas que parecem simples transformam a vida de milhares de pessoas. O curso me deu uma profissão e uma abertura na minha vida pessoal. Hoje faço em casa o que antes precisava contratar alguém para fazer. Esses dias eu instalei uma pia de lavar louças na minha própria cozinha e isso foi muito gratificante.”, afirmou.

Marly atua em dupla com outra encanadora, Carlúcia Lustosa, também formada pelo curso promovido pela BRK em parceria com o SENAI. “A inclusão das mulheres no mercado de trabalho deve passar por todos os espaços e a própria população já enxerga essa importância. Em diversas ocasiões, eu e a minha parceira de trabalho, somos surpreendidas por pessoas que comentam a alegria de ver, pela primeira vez, uma mulher atuando em um serviço que muitas pessoas consideram ser só para homens, mas não é. Eu penso: quantas meninas podem ter me visto ali e enxergado que elas também podem?”, destaca ela.

Compromisso

A BRK tem o compromisso de promover a equidade de gênero na companhia e, por meio do programa Diversifik, tem a meta de ter 40% de mulheres em posições de liderança até 2024.

Para que mulheres ocupem cada vez mais espaços no mercado de trabalho é preciso que esses espaços existam, e hoje, nosso compromisso é criar cada vez mais oportunidades para que possamos viver a diversidade no setor de saneamento no Brasil na prática.”, destaca Sandra Leal, diretora de operações da BRK Tocantins e Pará.

Mulheres e o acesso ao saneamento

Um estudo, divulgado em 2022 e conduzido pela EX Ante Consultoria Econômica e pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a BRK e apoio da Rede Brasil do Pacto Global, mostrou que o impacto negativo da falta de saneamento na vida das mulheres brasileiras ainda é latente.

Os dados mostram que o número aumentou de 26,9 milhões para 41,4 milhões entre 2016 e 2019, ou seja, uma taxa de crescimento de 15,5% ao ano do número de brasileiras afetadas pelo problema.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.