Fiscalização

Naturatins apreende mais de 12 mil metros de redes nos rios da região de Araguaína

Os fiscais também se depararam com vários acampamentos desabitados que abrigavam instrumentos de pesca e até freezers. 

Por Redação 557
Comentários (0)

07/01/2019 15h31 - Atualizado há 5 anos
Redes apreendidas

A equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), regional de Araguaína, recolheu mais de 12 mil metros de redes, tarrafas e espinheis no fim de 2018.

O material predatório é fruto de trabalho preventivo realizado pelo órgão nos rios Araguaia, Tocantins e afluentes, durante o início do período de defeso (quando as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas), que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro.

Segundo o coordenador interino da regional de Araguaína, Ivan Araújo, os fiscais também se depararam com vários acampamentos desabitados que abrigavam instrumentos de pesca e até freezers. 

Segundo o Naturatins, dos 12.500 m² de material apreendido, cerca de oito mil metros se encontravam nos municípios de Araguanã e Xambioá, e 4,5 mil m² em Babaçulândia e Filadélfia. 

Ivan Araújo ressaltou que não foi encontrada nenhuma anormalidade nas embarcações alcançadas durante a rotina operacional. “Também não registramos inadequações em notas fiscais ou nos estoques pesqueiros de transportadoras, supermercados e peixarias da região”, disse.

Paralelo ao trabalho de fiscalização, os profissionais do Naturatins ainda realizaram ações de orientação e educação ambiental referentes ao cumprimento das normas que dizem respeito à piracema, ao porte das carteiras de pesca e à utilização do anzol sem fisga, exclusivamente para a pesca esportiva.

Ação do Naturatins
Redes sendo transportadas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.