Atraso na entrega

Idosa de 80 anos que necessita de dieta enteral só tem alimentação até domingo, diz neto

A família reclama de atraso na entrega por parte do Governo do Estado.

Por Márcia Costa 1.618
Comentários (0)

04/07/2020 10h05 - Atualizado há 3 anos
A senhora Diva Bento sofreu seis AVC's, o primeiro foi há 4 anos

Familiares de uma idosa de 80 anos estão angustiados com o atraso na entrega da dieta enteral (alimento destinado a pessoas que não conseguem se alimentar normalmente pela boca). O produto é fornecido pelo Governo do Estado desde o ano passado para a senhora Diva Bento Luz, por determinação da justiça. Ela vive acamada após sofrer seis AVC's.

Conforme o neto da idosa, Lucas Xavier Mendes, o alimento sempre chega atrasado e já próximo à data de vencimento. A família já acionou o Ministério Público Estadual por duas vezes em busca de uma solução.

Segundo o neto, a dieta da idosa vence neste domingo (05/07) e não há estoque de reserva em casa. Outro problema, segundo ele, é que a Secretaria Estadual da Saúde costuma enviar uma quantidade insuficiente para o mês.

“Minha avó faz uso de 48 litros de dieta mensalmente. No mês retrasado a dieta chegou com 10 dias de atraso e no mês passado mandaram só 16 litros e ainda com um comprovante dizendo que estavam enviando uma quantidade suficiente para o mês, e ainda com data de validade para 05 de julho. Há duas semanas que eu ligo para eles pedindo a alimentação da minha avó. Quando atendem falam com ignorância. Minha avó tem dieta somente até domingo, pois vai vencer e não tem outra forma dela se alimentar", lamenta o neto.

O neto disse que mantém contato com a Assistência Farmacêutica de Palmas e chegou a ser informado de que o motivo da demora na entrega da dieta seria a falta de transporte.

A reportagem aguarda posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.