Governador do Tocantins

No Pará, Carlesse apresenta programa de educação ambiental para 'salvar' Amazônia das queimadas

Programa 'Pioneiros Pátria Amada' pretende atender inicialmente 25 mil jovens.

Por Redação
Comentários (0)

02/09/2019 17h27 - Atualizado há 4 anos
Carlesse com o microfone

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, cumpre agenda oficial em Belém (PA) nesta segunda-feira (02) com cinco ministros de Estado para discutir o combate aos incêndios, o desmatamento ilegal e também alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

Carlesse foi convidado pelo Governo Federal e pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Em sua fala, o governador do Tocantins defendeu a educação ambiental para jovens e crianças como a principal alternativa visando à preservação das florestas e do cerrado no futuro. De acordo com o governador do Tocantins, a falta de conhecimento leva tanto os moradores da zona rural, como também o cidadão urbano, a agir de forma inadequada com o meio em que vive.

O governador tocantinense defendeu a implantação de uma política que eduque as novas gerações, criando uma consciência coletiva voltada à proteção da fauna e flora. “Ou fazemos isso ou seguiremos gastando milhões no combate às queimadas e não vamos atingir um resultado positivo”, afirmou.

Como alternativa de conscientização das novas gerações, o governador Mauro Carlesse apresentou aos demais governadores e ministros o programa 'Pioneiros Pátria Amada'.

Na proposta do governador Carlesse, inicialmente o programa deve atender cerca de 25 mil crianças nos 139 municípios, visando o complemento da atividade escolar e tendo como principal foco a educação ambiental e o ensinamento de práticas sustentáveis de manejo, visando formar um cidadão consciente e ativo na preservação.

Parte do Fundo da Amazônia pode ser utilizado diretamente para financiar esse programa que poderá ser ampliado para os demais Estados”, propôs o governador Carlesse, que também entregou cópia do projeto aos demais governadores e ministros.

Presentes 

Cinco ministros estão presentes nesta reunião em Belém: Onyx Lorenzoni (Casa Civil); Ricardo Salles (Meio Ambiente); Fernando Azevedo (Defesa); Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência da República). Além do anfitrião Hélder Barbalho, governador do Pará, e do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, também estão presentes o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes; o governador do Amapá, Waldez Góes, que também é presidente do consórcio interestadual da Amazônia Legal; e o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.