Nova lei

Soldado poderá chegar a tenente-coronel no Corpo de Bombeiros, prevê nova legislação

Legislação anterior apresentava limitações ao Corpo de Bombeiros.

Por Redação 949
Comentários (0)

30/09/2021 14h29 - Atualizado há 2 anos
Sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei complementar nº 2, que dispõe sobre a nova Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militares (CBMTO), nesta quarta-feira (29).

A atual legislação que estava em vigor era de 2006, ano em que o Corpo de Bombeiros se desvinculou da Polícia Militar, mas ainda tinha várias limitações para executar diversas ações como órgão independente.

Com a aprovação unânime dos deputados, o Corpo de Bombeiros poderá, então, depois de 15 anos, atualizar sua estruturação organizacional, planejar a oferta de cursos para atender os oficiais de seus quadros e melhorar o próprio atendimento à sociedade. Além disso, o projeto atribui formalmente a denominação de 'secretaria' e suas atribuições típicas.

Outra novidade é que a matéria trata também da possibilidade de ascensão na carreira pelo crescimento profissional, de modo que os Praças, em todos os quadros, poderão atingir o Oficialato e galgar até o posto de Tenente-Coronel.

“Estamos em outro momento como corporação. Nós avançamos muito ao longo desses 15 anos e a sociedade também. A lei anterior nos deixava amarrados quando precisávamos avançar. A partir daqui, haverá uma nova história para os bombeiros militares”, enfatizou o coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante-geral do CBMTO.

A partir de agora, um dos primeiros cursos a serem executados é o Curso de Habilitação a Oficial Administrativo (CHOA), que permite a oficiais a atuação em diretoria relacionadas ao setor de logística, compras, relações humanas, almoxarifados, entre outros.

“[...] a nova Lei aperfeiçoa os quadros, e cria os Colégios Militares e a Academia de Formação de Bombeiros Militares. Vamos dar uma contribuição ainda maior para a nossa sociedade”, completou o comandante-geral.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.