Alerta!

Novo caso de coronavírus teve contato com 1º e Tocantins já tem transmissão comunitária

Transmissão comunitária foi confirmada em exame da rede privada.

Por Redação 6.149
Comentários (0)

21/03/2020 11h39 - Atualizado há 4 anos
2º caso confirmado teve contato com o 1º caso em Palmas

Foi confirmado o segundo caso da Covid-19 no Tocantins, em Palmas, nesta sexta-feira (20), conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

A paciente tem 47 anos, é hipertensa e teve contato com o primeiro caso registrado da doença no estado, confirmando, assim, a transmissão comunitária.

A mulher se apresentou com febre e tosse em hospital particular da Capital, onde passou pela UTI e ficou internada até ontem, quando recebeu alta e foi encaminhada para isolamento domiciliar.

O primeiro caso foi registrado na advogada Kellen Pedreira do Vale, de 42 anos, esposa do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale. Ele está em quarentena. A advogada participou de uma conferência em Fortaleza (CE), onde contraiu o vírus.

"A sociedade precisa ficar alerta e seguir as recomendações. O Estado está preparado para a condução dos casos suspeitos, mas precisamos que a população haja com responsabilidade social”, afirmou o secretário da Saúde, Edgar Tollini.

A Saúde reforçou as orientações à população para que a transmissão do novo vírus no Tocantins tenha proporções menores que em outros lugares do País e do Mundo, onde o número de casos confirmados cresce de forma exponencial, diariamente.

Prevenção

O novo coronavírus age mais precisamente no sistema respiratório causando crises e infecções que podem variar entre crises simples e graves, além dos casos assintomáticos.

O alto poder de transmissão do Covid-19 causou a evolução, em um curto prazo de tempo, de uma crise epidêmica, para uma crise pandêmica.

Medidas de prevenção devem ser adotadas, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar olhos, nariz e boca, evitar aglomerações e, neste momento, orienta-se o isolamento social.

Sintomas

Os sintomas do covid-19 se assemelham aos de uma gripe ou resfriado comum, como febre, tosse, dor de cabeça, coriza, etc. Esses sintomas somados a dificuldade para respirar ou febre persistente (3 dias) representam uma atuação mais aguda da doença e, neste caso, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

O Ministério da Saúde já decretou no Brasil estado de transmissão comunitária, portanto o novo coronavírus está sujeito à todos os cidadãos, não somente aqueles com histórico de viagem recente.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.