Corte estadual

Novo desembargador do TJTO será escolhido nesta semana; dez juízes disputam vaga

A escolha final caberá ao presidente do tribunal de justiça.

Por Redação 1.172
Comentários (0)

15/09/2020 09h42 - Atualizado há 3 anos
Pleno do TJTO definirá a lista com três nomes e o presidente fará a escolha de um deles

Um novo desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) será escolhido nesta quinta-feira (17), em sessão no Tribunal Pleno. Dez juízes foram habilitados para ocupar a vaga deixada pelo ex-desembargador Luiz Aparecido Gadotti, aposentado voluntariamente por tempo de contribuição, em 31 de outubro do mesmo ano.

A sessão será restrita aos integrantes do Pleno e aos magistrados concorrentes, mas poderá ser acompanhada ao vivo através do canal do YouTube do TJTO.

Candidatos a desembargador:

- Adolfo Amaro Mendes

- Luiz Zilmar dos Santos Pires

- Pedro Nelson de Miranda Coutinho

- Rafael Gonçalves de Paula

- Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário

- Célia Regina Régis

- Gil de Araújo Corrêa

- Silvana Maria Parfieniuk

- Jocy Gomes de Almeida

- Márcio Barcelos Costa.

Inscreveram-se ao todo 18 juízes. Conforme o Conselho, nenhum dos magistrados inscritos preenche um dos requisitos automáticos para promoção (ter seu nome incluído na lista tríplice três vezes consecutivas ou cinco alternadas).

A Corregedoria Geral da Justiça forneceu as informações necessárias à avaliação do merecimento e regularidade dos serviços dos pleiteantes ao cargo. Já a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) informou os dados relativos aos cursos/capacitações dos quais participaram os magistrados inscritos.

Processo de votação

Critérios de escolha: desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional); produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional); presteza no exercício das funções; aperfeiçoamento técnico; e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

Lista tríplice

Caberá aos nove desembargadores (os juízes convocados não votam) escolherem três, entre os dez juízes habilitados, para compor a lista tríplice. O critério é mediante pontuação dada por cada um dos integrantes do Pleno, que abrange os vários critérios estabelecidos pelas referidas Resoluções nº 106 e Nº 146, como produtividade e assiduidade ao expediente forense.

Definida a lista tríplice, caberá ao presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, escolher um dos três mais votados como novo desembargador do Judiciário tocantinense.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.