OAB

OAB-TO apresenta série de reivindicações da advocacia na abertura do ano Judiciário

Instabilidades do e-Proc e altas custas judiciais estão na lista.

Por Redação
Comentários (0)

04/02/2022 08h05 - Atualizado há 2 anos
Gedeon Pitaluga

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, representou a instituição na abertura do ano Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins nesta quinta-feira (03).

Na ocasião, o presidente da OAB/TO cobrou atendimento efetivo às demandas da classe junto à estrutura do Judiciário visando viabilizar, dessa forma, o trabalho dos advogados e o acesso do cidadão aos seus direitos.

Entre os termos do discurso está a posição da Ordem de reafirmar a dificuldade no exercício da advocacia provocado pela instabilidade do e-Proc, a inoperância do balcão virtual e gabinete virtual, centralização da vara de execução, assim como a dificuldade de acesso a magistrados e magistradas.

Também foi ressaltada a necessidade de que juízes de fato morem na Comarca aonde trabalham, a fim de que essa inserção no contexto local seja uma forma de promoção da cidadania e do próprio atendimento dos advogados e advogadas da região.

“Atender judicialmente a advocacia, da forma que seja possível, pelo balcão virtual, pelo gabinete virtual ou presencialmente, observando as restrições indicadas pelos órgãos de saúde, é importante e necessário. É também imperioso que a magistratura atenda judicialmente a advocacia, porque só assim pode-se falar em efetiva promoção da cidadania, com dignidade para os advogados e advogadas do Tocantins”, ressaltou Pitaluga.

O discurso do presidente da OAB/TO focou na principal demanda da advocacia, as reclamações tratam das maiores dificuldades enfrentadas pela advocacia e que se intensificaram após o período pandêmico, principalmente o atendimento da advocacia.

Principais reivindicações

Entre as reivindicações da advocacia tocantinense reiteradas durante o discurso do presidente Gedeon Pitaluga estão a dificuldade de exercer a advocacia diante das constantes instabilidades do sistema e-Proc, as altas custas judiciais praticadas pela Justiça Estadual, a experiência má sucedida da centralização da Vara de Execução na Comarca de Palmas, o acúmulo de expedição de alvarás nas Varas Judiciais, o recente acúmulo de cálculos nas controladorias judiciais, os problemas gerados pela redução do expediente forense, as restrições injustificadas do acesso a inquéritos e processos criminais e da dificuldade de acesso ao sistema do balcão virtual e do gabinete virtual.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.