Caso Lukas Maciel

OAB/TO aprova representação criminal contra agentes e PMs que algemaram advogado

A entidade argumenta ter havido abuso de autoridade e violação de prerrogativas.

Por Redação 962
Comentários (0)

09/04/2021 15h56 - Atualizado há 3 anos
Advogado algemado

O conselho estadual da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins aprovou, na manhã desta sexta-feira (09), desagravo público em defesa do advogado Lukas Maciel Custódio.

O desagravo é em razão de o advogado ter sido preso, além de ter os pés e as mãos algemados pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Civil e Polícia Militar durante uma blitz realizada na região sul de Palmas em fevereiro deste ano.

Além do desagravo, também foram aprovadas representações civil e criminal contra os integrantes da GMP e das polícias que atuaram no caso.

A OAB/TO defende que a prisão foi arbitrária e argumenta ter havido abuso de autoridade e violação das prerrogativas da advocacia e dos direitos fundamentais.

A ação policial provocou a reação imediata por parte da OAB/TO. Representantes da procuradoria de prerrogativas prestaram assistência ao advogado ainda na delegacia e exigiram sua soltura imediata.

O presidente da ordem, Gedeon Pitaluga, se reuniu com membros dos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Metropolitana da capital cobrando a abertura de processo administrativo contra os policiais e guardas envolvidos no caso e uma punição severa contra todos aqueles que cometeram abuso de autoridade e violação das prerrogativas da advocacia.

A direção da OAB/TO também encaminhou o caso para ser analisado pelo Conselho Federal da OAB.

O que ocorreu foi uma violação grave dos direitos fundamentais do cidadão. Uma ação aviltante e desumana que tem que ser combatida com rigidez. Não vamos admitir que forças policiais de qualquer natureza atuem da forma como atuaram, algemando pés e mãos de um cidadão ou cidadã e sobretudo de um advogado no exercício da profissão, como se fosse um animal. A OAB levará o caso às últimas consequências para que sejam punidos todos os responsáveis por esse ato inadmissível”, diz Gedeon Pitaluga.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.