Balanço

Operação termina com apreensão de 150 kg de peixe e mais de 65 mil metros de rede no Tocantins

Avaliada como positiva, operação iniciou em 2022 e foi encerrado em 2023.

Por Redação 1.225
Comentários (0)

06/03/2023 15h25 - Atualizado há 1 ano
Redes recolhidas foram expostas no pátio do órgão

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou o balanço da ‘Operação Piracema’ iniciada em 1º de novembro de 2022 e encerrada no dia 28 de fevereiro deste ano.

Durante os mais de três meses da operação, foram realizadas 138 ações fiscalizatórias que resultaram em mais de 65 mil metros de redes recolhidos.

A operação abordou mais de 2,7 mil pessoas, 628 veículos e 67 embarcações; recolheu 10 tarrafas, 12 varas de pesca, 10 carretilhas, 32 iscas artificiais e 107 espinheis/boias/pindas; apreendeu cerca de 150 kg de pescado, uma embarcação, sete armas de fogo de calibres diversos, 19 munições e 09 animais silvestres; aplicou 11 autos de infração 11 que somaram R$ 19 mil; lavrou 11 termos de apreensão e 47 termos de recolhimento.

O empenho da fiscalização do órgão foi destacado pelo presidente Renato Jayme. “Temos uma equipe de fiscais empenhados em executar a missão que lhes é atribuída. Estão na linha de frente diariamente para proteger o meio ambiente e garantir o uso racional dos recursos naturais. No último ano, investimos na qualificação destes profissionais e trabalhamos para valorização da carreira”, reforçou.

Avaliação

Os indicadores foram apresentados pelo diretor Eliandro Gualberto, que avaliou positivamente os números do balanço. “A DPQA [Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental] avalia como positivo o balanço, tendo em vista a atuação integrada das instituições em todo o estado. Contudo, os números mostram a necessidade do engajamento de toda a população em prol do respeito à proibição da pesca no período de defeso”, ponderou.

Outro aspecto destacado pelo gestor é que, apesar do término da piracema, o pescador deve ficar atento às regras que regulam a atividade de pesca no estado, o que inclui a obrigatoriedade da apresentação da licença de pesca.

Licença de pesca

A licença é emitida após o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site do Naturatins. É obrigatória e tem a finalidade exclusiva de lazer ou recreação, permitindo o uso de anzol, chumbada, linha, vara ou caniço, molinete ou carretilha ou similar, iscas artificiais e naturais, e subdivide-se em duas subcategorias: embarcada e desembarcada.

Para emitir a licença de pesca, o cidadão deve se cadastrar e solicitar através do portal do Sigam, no site do Naturatins. Alguns itens devem ser observados: desativar o bloqueador de pop-up e, em caso de recuperar senha, conferir a caixa de spam do e-mail cadastrado.

Para dúvidas, o Naturatins disponibiliza o WhatsApp do Sigam: (63) 99958-8829. O usuário também pode obter informações em qualquer unidade do órgão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.