Advocacia

Com Klayber e Ohofugi, Ester defende união total da oposição na disputa pela OAB-TO

Um é ex-presidente da entidade e o outro desistiu da pré-candidatura.

Por Redação 577
Comentários (0)

01/09/2021 15h43 - Atualizado há 2 anos
Advogada Ester Nogueira é pré-candidata à presidência da OAB-TO

Depois de anunciar sua pré-candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB-TO), a advogada Ester Nogueira, 59 anos, já obteve manifestações de apoio e vem pregando uma união total da oposição.

“Nós temos que ter muita responsabilidade com o momento. A advocacia passa por uma situação difícil, a nossa representatividade institucional vem muito abalada. Muitas pessoas entendem que o momento é de mudança e temos totais condições de construir essa mudança”, ressaltou Ester.

Segundo a assessoria da pré-candidata, os apoios confirmados são de Walter Ohofugi, ex-presidente da OAB-TO entre 2016 a 2018; de Albery César de Oliveira, ex-presidente da OAB de Gurupi; de Juvenal Klayber, advogado eleitoralista e ex-candidato a presidente da OAB-TO na eleição de 2018; e do advogado previdenciário Bruno Romanini, que foi candidato a presidente da subseção da OAB-TO de Araguaína em 2018.

Walter Ohofugi

“Tendo em conta que ainda não conseguimos fechar uma união das oposições para as eleições que se avizinham, penso que chegou o momento de me manifestar. Neste contexto, depois de verificar o desenrolar das pré-candidaturas, entendo que Ester Nogueira hoje tem condições de galvanizar um movimento de união da advocacia contra o atual cenário que se encontra nossa entidade”, frisou Ohofugi.

Para o ex-presidente, que lembrou ter sido adversário de Ester no passado, pesou muito a história da advogada que, segundo ele, é experiente, dedicada à classe, habilidosa no trato com as pessoas e tem exercido a advocacia com a ficha limpa há quase 40 anos.

“O cenário atual exige um desprendimento daqueles que sonham com um futuro digno para a classe. Ester garantiu um espaço paritário para aqueles que colaboraram com a gestão anterior, bem como a encampação das pautas que sempre almejamos, sejam elas voltadas para classe ou para sociedade, surgindo assim, os primeiros contornos de uma gestão que pode avançar e atravessar esse cenário de crise”, frisou Ohofugi.

Juvenal Klayber

Já Juvenal, que abriu mão de sua pré-candidatura, destacou a necessidade de união de todas as pessoas descontentes com os atuais rumos da Ordem. “Vou apoiar incondicionalmente a colega Ester Nogueira para presidência da OAB”, afirmou.

Albery César

Por sua vez, Albery destacou conhecer Ester de longa data e frisou que ela tem os requisitos necessários para representar a advocacia. “Ela nos traz a esperança de resgate de uma advocacia bem representada. Ester conhece a nossa profissão, vive dela e sabe todas as dificuldades e problemas enfrentados pela classe”, ponderou.

Bruno Romanini

Por fim, Romanini também destacou a necessidade de uma união geral das oposições para, assim, ter mais chances de mudar “a triste realidade na qual se encontra a OAB-TO hoje”, afirmou que a pré-candidatura de Ester é a que ganha mais força hoje na advocacia. “Meu posicionamento é apoiar a doutora Ester e desejar sempre que todos entendam e façam a união acontecer”, salientou.

Perfil

Advogada com 37 anos de carreira e atuante no Estado desde a sua criação, Ester Nogueira é especializada em Direito da Família, já presidiu a CAATO (Caixa de Assistência ao Advogado do Tocantins) por três ocasiões e integrou diversas comissões da instituição, coordenando um trabalho modelo de diagnóstico de todo o sistema prisional do Tocantins.

Na esfera acadêmica, Ester foi aluna do primeiro ciclo da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior Guerra), oportunidade na qual concluiu curso pós graduação em Metodologia de Ensino Superior, numa parceria com a Unitins (Universidade Estadual do Tocantins). Ela também é pós-graduada em Direito Processual Penal e Direito Processual Civil.

Ester ocupou funções públicas, estruturando o sistema socioeducativo para adolescentes infratores do Tocantins e foi a primeira superintendente dos Direitos da Mulher do Estado.

Advogados manifestaram apoio a Ester Nogueira

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.